Experimentos escolares sobre os efeitos de diferentes luzes sobre clorofila

Escrito por john brennan | Traduzido por jesse mourao
Experimentos escolares sobre os efeitos de diferentes luzes sobre clorofila
A clorofila é o pigmento que dá a cor verde às plantas (Liquidlibrary/liquidlibrary/Getty Images)

A clorofila é um dos principais pigmentos para a produção de fotossíntese nas plantas, o que significa que ela desempenha um papel chave no processo de transformação da luz em energia química. Mas a clorofila não absorve completamente todos os comprimentos de ondas da luz. Ele reflete a luz verde, por exemplo, e é por isso que as folhas são de cor verde. É possível realizar alguns experimentos simples para investigar como essas diferenças afetam o crescimento das plantas.

Cores da luz

As diferentes cores que percebemos são, na verdade, diferentes comprimentos de ondas de luz. A luz com um comprimento de onda de 700 nanômetros, por exemplo, forma a cor vermelha, enquanto a luz com um comprimento de onda de 400 nanômetros corresponde à cor violeta. Para determinar os comprimentos de onda de luz que são absorvidos pela clorofila, basta testar o efeito de diferentes comprimentos de onda no crescimento das plantas. Se uma luz com um determinado comprimento de onda for fracamente absorvida pela clorofila, a planta não será capaz de obter a energia de que precisa, e não crescerá.

Projeto experimental

A maneira mais simples para fazer sua experiência seria colocar uma bandeja de terra debaixo de uma caixa de papelão e inserir divisórias de papelão que dividem o solo em cinco ou seis setores diferentes. Em seguida, corte aberturas na parte superior da caixa de papelão. Deve haver uma abertura por seção. Finalmente, você pode cobrir cada abertura com plástico ou vidro colorido. Quando a luz branca incidir sobre a caixa, o plástico colorido ou vidro irá filtrar toda a luz, exceto uma determinada cor. Se você plantar sementes em cada seção da bandeja do solo, pode testar os efeitos de cores diferentes no crescimento das plantas. É importante lembrar que a sua experiência também deve incluir um controle - sementes cultivadas sob luz branca - para que você tenha um padrão de comparação para os resultados.

Tipos de luz

Você também pode executar um experimento para testar os efeitos de diferentes intensidades de luz sobre a clorofila. As plantas crescem melhor quando a intensidade da luz aumenta? Você pode fazer a experiência de uma forma semelhante à anterior, mas desta vez, cubra a abertura de cada caixa com papel de seda para filtrar um pouco da luz que atinge as plantas, sem subtrair cores específicas. Colocar folhas adicionais de papel de seda irá reduzir a quantidade de luz disponível para cada planta. Alternativamente, você pode descobrir se a fonte de luz faz alguma diferença. Coloque algumas plantas sob luz fluorescente e outras sob luz natural (ou seja, ao ar livre). Tente manter as condições de ambos os grupos de plantas (temperatura, umidade, ar, tempo de exposição à luz) iguais, de modo que apenas a fonte de luz seja diferente.

Extração de clorofila

Um quarto tipo de experiência poderia ser a extração de clorofila das folhas das plantas. Comece rasgando folhas de espinafre e colocando-as em uma argamassa junto com um pouco de acetona; em seguida, triture as folhas com um pilão até que a acetona fique verde. Transfira a mistura para um tubo de ensaio, adicione 2 ml de água e 2 ml de hexano, então tampe o tubo e agite suavemente. Abra-o longe de si mesmo e de outras pessoas para desabafar, depois recubra-o e agite-o um pouco mais. A mistura deve separar-se em duas camadas, uma das quais é verde. Usando uma pipeta, escoe a outra camada; a mistura remanescente contém a clorofila.

Ao ser extraída das células das plantas, a clorofila fica fluorescente sob luz ultravioleta. Tente segurar a clorofila sob uma luz negra ou diferentes tipos de luzes para verificar diferentes cores ou efeitos. Infelizmente, é preciso utilizar alguns produtos químicos e equipamentos de laboratório para a realização deste procedimento, mas você sempre pode pedir ao seu professor de química ou de ciências para ajudá-lo a encontrar os materiais necessários.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível