Experimentos para feira de ciências: derretendo gelo em diferentes substâncias

Escrito por amber decourcy | Traduzido por pamela oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Experimentos para feira de ciências: derretendo gelo em diferentes substâncias
A água congela a 32 graus Fahrenheit ou 0 graus Celsius (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Quando as temperaturas ficam abaixo do ponto de congelamento, a água muda para seu estado sólido chamado gelo. Se a temperatura sobe, o gelo irá, novamente, descongelar, ou derreter, voltando à forma líquida (água), e esse ciclo continua conforme a temperatura varia. Os alunos podem fazer vários experimentos sobre esse fenômeno natural observando e tomando notas sobre o tempo que o gelo demora para derreter em diferentes condições.

Outras pessoas estão lendo

Tecidos

Corte quadrados de diversos tipos de tecidos e veja se o gelo derrete mais rápido ou mais devagar em certos tipos de materiais. Junte pedaços de algodão, sarja, veludo, jeans, couro e couro sintético e corte-os em quadrados de 10 centímetros. Coloque etiquetas em cada um deles identificando o tipo de material. Ponha um cubo de gelo em cada um e marque o tempo que ele leva para derreter em cada superfície. Anote seus resultados, os materiais usados, a temperatura ambiente e o tempo que o gelo demorou para derreter.

Sal x açúcar

Para fazer sorvete, os cozinheiros adicionam sal-gema ao gelo para fazer o creme congelar mais rápido enquanto está sendo agitado. Prepara cinco tigelas, e adicione três colheres de substâncias diferentes em cada uma. Na primeira, adicione sal-gema; na segunda, açúcar de confeiteiro; na terceira, sal marinho; na quarta, açúcar refinado; e na quinta, sal de mesa. Coloque um cubo de gelo em cada substância e observe qual cubo derrete primeiro. Anote quanto tempo demora para cada cubo derreter por completo, as substâncias usadas e a temperatura ambiente.

Sujeira, concreto, pedra e asfalto

Nos estados do Sul, propensos a geadas durante as estações frias, as ruas e calçadas se tornam escorregadias quando o gelo se forma, tornando a passagem perigosa. Descubra qual superfície derrete o gelo mais rápido usando uma amostra de cada uma. Coloque um cubo de gelo sobre cada superfície e anote qual cubo derrete primeiro, o tempo gasto por cada um, a temperatura ambiente e as condições climáticas como tempo nublado, ensolarado, chuvoso e outros.

Madeira x vidro

A condensação em um copo de limonada gelada se forma quando o líquido gelado dentro do copo entra em contato com o ar quente. O gelo derrete mais rápido em um dia quente de verão, especialmente quando o copo é deixado em uma superfície banhada pelo sol. Separe um pedaço de vidro e um de madeira para ver em qual deles o gelo derrete mais rápido. Deixe as duas superfícies no sol por algumas horas antes de começar o experimento, depois retire-as. Coloque um cubo de gelo sobre cada uma e anote quanto tempo demora para cada cubo derreter totalmente. Registre qual cubo derreteu primeiro, a temperatura ambiente quando as superfícies estavam expostas ao sol e a temperatura na qual o experimento foi feito.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível