Experimentos com infravermelho nas escolas

Escrito por diane abel-bey | Traduzido por luana ribeiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Experimentos com infravermelho nas escolas
Os alunos podem aprender sobre os raios infravermelhos com essas incríveis experiências (Comstock/Comstock/Getty Images)

Os raios infravermelhos desempenham um papel muito importante na nossa sociedade porque eles ajudam-na a funcionar mais eficientemente. Esses raios são utilizados em imagens para equipamentos de visão noturna, aquecimento e meteorologia, entre outras coisas. Tão desencorajante como a tarefa possa parecer, ensinar seus alunos sobre os raios infravermelhos não é difícil. Entusiasmo, planejamento e experiências que são divertidas e eficazes são tudo o que você precisa para ensinar seus alunos sobre esse tema fascinante.

Outras pessoas estão lendo

Experimento infravermelho de Herschel

Nesse plano de aula feito pelo site Cool Cosmos, a experiência que o astrônomo Sir Frederick William Herschel usou para descobrir os raios infravermelhos é refeita para que os alunos tentem por eles mesmos. Nesta experiência, a luz solar passa através de um prisma de vidro que dá um espectro de arco-íris. As cores do espectro (azul, amarelo, vermelho) emitiam diferentes temperaturas que Herschel mediu com termômetros pintados de preto. Azul era a cor mais fria e vermelho foi a mais quente. O raio infravermelho foi descoberto quando Herschel descobriu que um raio invisível além do vermelho deu a medição de temperatura mais quente de todos os raios do espectro. Herschel chamou esse raio de infravermelho.

O que é calor?

Em outro experimento do site Cool Cosmos, os alunos aprendem que o calor é energia. Uma gota de corante de alimentos é colocada em uma bacia de água quente e em outra bacia de água fria. Os alunos irão notar como o corante na água quente se espalha porque as moléculas de água estão mais rápidas, constantemente batendo umas nas outras e no corante. O corante na água fria permanece o mesmo, porque as moléculas estão muito mais lentas.

Experimentos do efeito estufa

Nesse experimento do site Family Education, os alunos são ensinados como os raios infravermelhos podem afetar a temperatura em um espaço fechado. Duas bacias são cobertas; uma com um pano escuro e outro com o envoltório de plástico transparente. Cada bacia contém um termômetro para medir a temperatura. Coloque as duas bacias ao sol e observe o que acontece com a temperatura. A temperatura da tigela coberta no plástico vai aumentar, porque o calor foi preso. Assim que o efeito estufa acontece quando o calor é absorvido na atmosfera.

Experimento ultravioleta de Ritter

Nesse último experimento do site Cool Cosmos, o experimento utilizado por Johann Ritter para descobrir a luz ultravioleta é refeito para estudantes tentarem por si mesmos. Johann Ritter queria ver se existia algum raio de luz invisível após o raio violeta e usou o cloreto de prata para ver como reagiria a cada raio de cor do espectro. Ele descobriu que o cloreto de prata reagiu muito pouco com os raios vermelhos e amarelos, mas escureceu com o raio violeta. Quando Ritter levou o cloreto de prata a um ponto além do raio violeta, ele escureceu ainda mais. Assim foi como o raio ultravioleta foi descoberto.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível