Experimentos em laboratório para professores de biologia do ensino médio

Escrito por meghan mccoy | Traduzido por juliana s. zoccoli
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Experimentos em laboratório para professores de biologia do ensino médio
Biólogos utilizam com frequência tubos de ensaio para examinar diferentes organismos (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

A biologia, que é o estudo de organismos vivos, pode ser explorada e testada de diversas maneiras. Esse campo de estudo pode ser separado em quatro categorias: zoologia, botânica, microbiologia e microrganismos. Alguns experimentos de laboratório incluem testes em morangos e bananas para determinar que tipo de DNA essas frutas possuem, ou ainda testes que estudam a poluição do ar, organismos que vivem em água de lagoa e o tempo de duração da fotossíntese.

Outras pessoas estão lendo

O DNA da banana e do morango

Coloque um morango em um saco plástico e uma banana em outro. Certifique-se de pressionar todo o ar para fora antes de fechar e selar os sacos. Pressione o morango delicadamente com os dedos através do saco plástico, até que se torne uma polpa de suco. Faça o mesmo com a banana por cerca de dois ou três minutos. Adicione 50 ml de detergente ou 15 g de sal ou 900 ml de água da torneira dentro de ambos os sacos e, em seguida, feche e sele-os sem ar. Esmague gentilmente a banana e o morango por cerca de um minuto para que bolhas se formem. Coloque um tubo de ensaio em um copo com um funil no topo do tubo. Agora, coloque uma gaze no topo do funil. Escorra o morango e a banana sobre a gaze até que você tenha um quarto de xícara de suco no tubo de ensaio. Os pedaços de morango e banana permanecerão na gaze. Despeje um quarto de xícara de álcool no tubo de ensaio, com ele ainda inclinado. Cole uma haste de agitação onde o álcool e o suco de morango estão combinados na superfície. Agite apenas acima da camada de álcool. Agora retire a haste de agitação para ver com que o DNA se parece.

Poluição atmosférica

Aplique vaselina em um lado de quatro lâminas de microscópio e fita adesiva do outro. Coloque cada lâmina em um local diferente - dentro de uma sala de aula, fora da sala de aula, dentro de sua casa e do lado de fora de sua casa. Escreva onde você a colocou na fita adesiva. Deixe cada lâmina onde está por seis horas. Colete as lâminas e coloque-as em papel branco, com o lado da vaselina para cima. Use uma lupa e uma luz brilhante para olhar os slides e ver que tipo de partículas estão presas à vaselina.

Água de lagoa

Escolha três lagoas em três locais diferentes para observar e analisar quais tipos de organismos vivem em cada um. Vá até para a primeira lagoa e pegue algumas gotas de água usando um conta-gotas. Coloque as gotas de água sobre uma placa de Petri e use um estereoscópio para observar todos os organismos vivos. Utilize o conta-gotas para remover a água da placa. Coloque a água sobre uma lâmina e observe o que você vê com um microscópio de luz. Em seguida, examine a água sobre a lâmina utilizando baixa potência, para encontrar organismos. Se um organismo for encontrado, coloque uma lamínula sobre a lâmina e aumente a potência para vê-lo melhor. Repita o procedimento para todas as três lagoas e compare os resultados.

Taxa de fotossíntese

Use um ramo de Elodea, também conhecido como uma erva daninha da água, para este projeto de fotossíntese. Elimine algumas folhas da porção da haste que já está cortada. Em seguida, corte a haste em ângulo e esmague a parte que foi cortada. Coloque o ramo de Elodea em um tubo de ensaio com o lado do corte virado para cima. Adicione água e uma pitada de bicarbonato de sódio dentro do tubo de ensaio. Coloque o tubo em uma proveta que já esteja cheia de água da torneira. Acenda uma lâmpada ao lado da proveta. Uma vez que você começar a ver bolhas aparecendo a partir do corte da planta, marque o que acontece por 10 minutos. Divida o número de bolhas que você tiver contado por 10 minutos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível