Mais
×

Experimentos com luzes UV

Atualizado em 17 abril, 2017

UV é a abreviação de luz ultravioleta. Invisível a olho nu, a luz UV possui um comprimento de onda mais curto do que a luz visível, o que aumenta a sua energia. A luz UV também é chamada de "luz negra", e faz com que certos materiais brilhem ou fiquem fluorescentes. A energia da luz negra excita as moléculas a refletirem luz negra, muitas vezes em uma cor diferente da esperada.

UV é uma abreviação para ultravioleta (nventilateur_pc image by Rémi Gerard from Fotolia.com)

Grânulos de energia ultravioleta

Grânulos de energia ultravioleta são indicadores da presença de luz UV. Eles são normalmente opacos (sem cor), mas mudam para cores brilhantes após a exposição à luz UV. Cremes protetores solares modernos são projetados para bloquear certos raios UV prejudiciais do sol. Uma experiência interessante é comprar vários cremes protetores solares diferentes, com diferentes fatores de proteção solar (FPS). Coloque um punhado de grânulos de energia ultravioleta em vários sacos plásticos transparentes. Aplique as loções de proteção solar na parte externa de cada saquinho e rotule-os. Exponha os saquinhos à luz solar durante cinco minutos cada um e determine se o filtro solar efetivamente bloqueia os raios UV notando a cor (se houver) das esferas.

Os grânulos de energia mudam de cor quando expostos à luz ultravioleta (blue beads image by Milissenta from Fotolia.com)

Tinta invisível

Uma vez que a luz ultravioleta excita as moléculas de certos materiais, fazendo com que eles emitam luz de volta ou brilhem, uma experiência pode ser conduzida usando vaselina como um tipo de tinta invisível. Usando um pedaço de papel branco e um pote de vaselina, escreva uma mensagem secreta no papel. Basta mergulhar o dedo na geleia e escrever ou desenhar algo no papel. Parece claro e invisível. Quando as luzes da sala forem desligadas e as luzes negras forem ativadas, a mensagem invisível brilhará e poderá ser lida. Uma luz negra alimentada por bateria pode ser encontrada em lojas de ferragens.

A vaselina faz tinta invisível com luz UV (bottle of ink image by Alfonso d'Agostino from Fotolia.com)

Objetos brilhantes surpresa

Com as luzes de uma sala apagadas e a luz negra ligada, muitos objetos começarão a brilhar. Roupa branca, papel e marca-texto de cor neon brilharão sob a luz UV. Do lado de fora, à noite, muitos minerais, como a calcita e willemita, vão brilhar com cores brilhantes. Alguns insetos, como escorpiões, também brilham sob a luz negra. Esta experiência pode assumir muitas formas e ser feita em vários locais.

A luz negra pode ser alimentada por bateria (a flashlight image by timur1970 from Fotolia.com)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article