×
Loading ...

Experimentos com ondas sonoras para crianças

Atualizado em 20 julho, 2017

Assim como qualquer outra matéria, as crianças precisam aprender ciências de uma maneira que elas consigam entender. Isso geralmente envolve transformar as aulas em brincadeiras ou projetos divertidos. Aprender como as ondas sonoras trabalham pode ser uma aventura emocionante para as crianças, especialmente se o projeto for interativo e visualmente estimulante.

O som ocorre quando há vibração (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Fio de arame dançarino

Pegue dois copos de água idênticos e use um medidor para preencher cada um com exatamente a mesma quantidade de água. Corte um pedaço de fio de arame fino que tenha 1,5 cm a mais que o comprimento de um dos copos. Coloque o arame através do centro da parte superior de um copo. Dobre o arame para que 5 mm fiquem sobre cada lado para manter o fio no lugar. Esfregue o seu dedo ao longo da borda externa do segundo copo para criar o som e ver o movimento do fio. Como os dois copos têm a mesma quantidade de água, ambos têm a mesma frequência natural. O som é transferido de um copo para o outro, e assim, as vibrações fazem o fio se mover.

Loading...
Tente fazer o experimento com níveis de água diferentes e observe (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Caixa de som

Retire a tampa de uma caixa de lápis de papelão. Organize vários elásticos esticados sobre a caixa, do mais fino para o mais grosso. Peça para os alunos arrancarem cada elástico e falarem sobre suas observações. Coloque uma régua na borda entre os elásticos, como uma ponte. Tire cada um novamente e fale sobre o que mudou. Os alunos aprenderão que os elásticos mais finos e curtos produzem campos sonoros mais elevados, porque produzem ondas sonoras mais curtas. A régua entre os elásticos age como um amortecedor e deve mudar o tom que os elásticos apertados fazem.

Elásticos mais longos devem produzir sons mais baixos e mais longos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Som visível

Esse é um experimento simples que requer pouquíssima organização e apenas três materiais. Amarre um pedaço de fio em um lenço de papel e segure o lenço pelo fio em frente a uma caixa de som. Ligue a música e observe o que acontece com o lenço. Experimente vários tipos de música em diferentes volumes e veja se há alguma mudança no papel. Ele deve se mover quando a música for tocada, já que as ondas sonoras baterão nele quando saírem da caixa de som.

Se você não tiver lenços de papel disponíveis, utilize lenços normais (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Modelo de tímpano

Estique papel filme de PVC ao redor de um recipiente com uma abertura grande, como uma tigela ou um pote. Coloque de 20 a 30 grãos de arroz na parte superior do papel filme. Bata em uma assadeira de metal ou algo que faça bastante barulho próximo ao papel filme. Veja os grãos de arroz se moverem. O papel filme reage às ondas sonoras de forma semelhante ao tímpano humano. Peça aos alunos que façam barulho para ver se eles conseguem fazer o arroz se mover.

O papel filme de PVC tem que ficar apertado para o experimento funcionar (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...