×
Loading ...

Experimentos de osmose em plantas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Osmose é um princípio importante na biologia e há vários experimentos que crianças podem fazer para que entendam como ela funciona nas plantas. Pode-se explicar o assunto antes de começar o projeto e, após posicionar os matérias, perguntar se alguém tem alguma previsão do que acontecerá. Os alunos poderão então ver se as suas teorias estavam corretas quando o experimento estiver terminado.

Experimentos de ciências podem mostrar como a osmose funciona em plantas diferentes (Ableimages/Lifesize/Getty Images)

Experimento com o salsão

Um experimento com salsão é uma boa introdução à osmose. Encha um copo com água e um pouco de corante. Corte a parte inferior de um salsão que tenha suas folhas e coloque-o na água. Deixe-o lá durante a noite, mas verifique-o em algumas horas, para ver se houve alguma mudança. As crianças poderão ver como a osmose acontece, pois, conforme o salsão absorver a água colorida, sua cor mudará. Isso estará mais evidente nas folhas, se você cortar a parte inferior do talo do salsão. Esse experimento pode também ser feito com um cravo branco ou até mesmo com uma cenoura.

Loading...

Experimento com uma batata

Encha duas tigelas com água e adicione 2 colheres de sopa de sal em uma delas. Um adulto pode cortar uma batata ao meio e, em seguida, colocá-la com o corte para baixo, nos recipientes. Deixe-as de molho por algumas horas, vire-as e veja a diferença entre as batatas. A batata que estava na água fresca terá basicamente a mesma aparência, pois os sais e as substâncias químicas no alimento absorverão a água. Já a batata na água com sal perderá líquido, pois a solução é mais salgada do que a batata. Isso faz com que ela murche e se torne macia. Esse experimento pode também ser feito com uma cenoura.

Experimento da transpiração

Cubra uma planta em um vaso, com um saco plástico transparente, garantindo que o ar não escape. Espere várias horas e peça aos alunos que observem o que acontece com o lado de dentro da sacola. Será possível ver gotas de água no lado de dentro do saco plástico. Essa é a água que saiu da planta por meio da osmose, também conhecida como transpiração, nesse caso. A água escapa da planta para o ar, pois há menos água no ar. O saco plástico permite que isso seja visível.

Detergente e plantas

Pegue cinco plantas pequenas em vasos e regue cada uma delas com 1/4 de copo de água a cada dia. Adicione 1 colher de chá de tipos diferentes de detergente em quatro das plantas. Isso pode incluir detergente de louças, sabão para roupas e sabonetes para as mãos e para o corpo. Mantenha as plantas no mesmo local e registre suas observações a cada dia. As plantas que receberam água com sabão começam a murchar e morrer gradualmente, pois o detergente evita a ocorrência da osmose.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...