×
Loading ...

Experimentos de química com queima de papel

Os experimentos de química com a queima de papel são uma forma de aprender conceitos fundamentais da combustão. Esses projetos ensinam a reação entre elementos químicos, ar e líquidos. A combinação dos elementos afeta como uma folha de papel queima. O princípio da combustão pode ser observado nos experimentos que transportam o conhecimento dos livros de química para uma demonstração prática.

As reações químicas afetam a pressão e a taxa de combustão (Liquidlibrary/liquidlibrary/Getty Images)

Experimento do ovo na garrafa

Um experimento científico usando a queima de papel envolve um frasco de 250 mL e um ovo médio. É possível prender o ovo no gargalo sem danificá-lo. Isso demonstra o efeito da pressão e do volume. Se a pressão dentro do frasco for pequena o suficiente, a pressão de fora irá pressionar o ovo para dentro. Lave e seque um frasco de vidro de 250 mL. Descasque um ovo médio, cozido. Coloque tiras de jornal dentro do frasco e acenda-as. Conforme o papel queima, coloque o ovo sobre o gargalo do frasco. O ovo ficará preso no buraco.

Loading...

Experimento da taxa de combustão

Esse experimento é uma forma de observar a taxa de combustão de diferentes materiais expostos a diferentes compostos. Pegue cinco xícaras separadas e preencha-as com água na mesma temperatura. Misture diferentes substâncias, uma para cada xícara. Algumas sugestões incluem álcool desidratado, sabão, açúcar, soda cáustica ou vinagre. Molhe uma folha de papel em um dos compostos e segure-a com um par de tenazes. Queime o papel e use um cronômetro para registrar quanto tempo ele demora para queimar. Isso demonstra que moléculas de diferentes compostos não se combinam da mesma forma, e liberam energia em taxas variáveis.

Experimento de queima de papel

Nesse experimento, as propriedades de produtos químicos podem influenciar a queima de uma nota de dinheiro. Prepare uma mistura de água e álcool em uma proporção de 70 ml de álcool 70% com 30 ml de água, misturando bem. Pegue a nota e mergulhe na mistura até que esteja completamente ensopada. Remova com tenazes e esprema o líquido em excesso. Pegue a nota por uma ponta e acenda sua base. Ela irá pegar fogo, mas não irá queimar ou ficar preta. O experimento mostra que a água da mistura absorve o calor do álcool. A temperatura não se eleva o suficiente para queimar o papel.

Experimento da tinta invisível

O propósito desse experimento é mostrar como um líquido orgânico irá oxidar e ganhar coloração. Pegue uma xícara de leite e coloque em uma tigela. Use um cotonete e mergulhe-o no leite. Passe-o sobre uma folha de papel branco, escrevendo uma mensagem secreta. Agora aqueça o papel em uma chama. Os ácidos do composto orgânico do leite irão absorver as moléculas de oxigênio quando forem expostas ao calor. Isso causará uma reação química que revela a mensagem invisível.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...