Experimentos com respiração celular

Escrito por daniel r. mueller | Traduzido por thales fcb
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Experimentos com respiração celular
Respiração celular de plantas pode ser observada envolvendo folhas individuais em plástico (Jill Fromer/Photodisc/Getty Images)

Experimentos em respiração celular são uma atividade ideal para demonstrar processos biológicos ativos. Os dois exemplos mais fáceis de se observar são: respiração celular de plantas e respiração celular de leveduras. As células de levedura criam gás carbônico facilmente observável quando mantidas em uma ambiente favorável e a respiração celular de plantas pode ser observada com uma planta doméstica e um pouco de plástico. O nível básico de ambos os experimentos é mais adequado ao meio e ao fim do ensino fundamental, embora com algumas modificações possam ser apresentados para níveis mais avançados.

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Respiração Celular de Plantas

Para realizar um experimento para demonstrar a respiração celular básica, tudo que você deve fazer é pegar uma planta saudável com folhas, enrolar uma das folhas com plástico e deixar a planta em uma janela que pega sol. Dentro de algumas horas, condensação irá se formar ao passo que a planta respira vapor d'água (dentre outras coisas, como oxigênio e outros resíduos químicos).

Respiração Celular no Fermento

O com leveduras é o experimento mais rápido e altamente observável para demonstrar respiração celular. O experimento necessita de um pacote de fermento ativo, açúcar granulado, uma sacola com lacre e uma xícara de água morna. Juntar todos os ingredientes na sacola irá ativar o crescimento do fermento e, com a sacola lacrada, os estudantes poderão observar como o fermento cresce e libera dióxido de carbono, inflando a sacola. Recomenda-se colocar a sacola dentro de um recipiente seguro, pois a pressão pode às vezes estourá-la; outra alternativa é fazer um buraco no topo da sacola quando a pressão estiver a ponto de estourá-la.

Modificações nos Experimentos

Algumas modificações podem ser feitas para aumentar a dificuldade ou complexidade do experimento, tornando-o mais adequado para séries mais avançadas. O experimento do fermento pode ser alterado de forma a torná-lo uma atividade em grupo, na qual os estudantes devem determinar quais condições levam à maior taxa de crescimento. Os estudantes podem controlar variáveis como a quantidade de fermento utilizada, a temperatura e a quantidade de água. O experimento das plantas pode ser modificado fazendo os alunos testar o pH da água coletada após o processo de respiração utilizando papel Litmus. Peça para os estudantes formarem teorias sobre quais condições contribuem para valores altos e baixos de pH, oferecendo-os diversas plantas para expô-las a diferentes condições ambientais, como níveis aumentados ou reduzidos de luminosidade, calor e frequência de dar água às plantas.

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