Experimentos com rochas para alunos do sétimo ano

Escrito por ashley seehorn | Traduzido por juliana ferreira dos anjos
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Experimentos com rochas para alunos do sétimo ano
Através de experimentos, as crianças podem aprender sobre as propriedades de rochas e minerais (Ableimages/Lifesize/Getty Images)

A Geologia envolve o estudo de rochas, os minerais que elas contêm e as propriedades delas e dos minerais. Transmitir experiências pode ajudar estudantes a entender as propriedades das rochas e conectar esses conceitos à vida real. Através de experimentos os estudantes podem aplicar seu conhecimento de geologia e aprender novos princípios.

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Os efeitos da rocha sobre a chuva ácida

Divida a classe em grupos de dois a três alunos. Forneça a eles quatro faixas de pH, uma escala, três copos, uma proveta graduada, 300 ml de chuva ácida e três diferentes tipos de rochas como calcário, arenito e xisto. Peça a cada grupo que meça 100 ml de chuva ácida e coloque-a dentro da proveta. Instrua os alunos a encontrar o pH da chuva ácida. Dê a eles hipóteses de que tipo de rocha irá causar a maior alteração do pH da chuva ácida. Diga a seus alunos que coloquem um pedaço de calcário dentro da chuva ácida e testem o pH da proveta depois de dois minutos. Instrua-os a repetir o processo com os outros dois tipos de rochas em outras duas provetas e registrar todos os resultados.

Caçar areia

Divida a turma em grupos de dois a quatro alunos. Dê a cada grupo um saco de areia. Forneça amostras de ardósia, quartzo, granito, mica, feldspato, magnetita e calcário. Os grupos terão que classificar os grãos de areia de acordo com o brilho, cor, forma e assim por diante. Cada grupo deve comparar a sua areia com as amostras de rochas para identificar qual é o tipo que está presente. Instrua-os a colar os grupos de rochas em um pedaço de papel e escrever cada tipo de pedra. Para obter uma planilha para impressão de descrições dos tipos de minerais, consulte hometrainingtools.com.

Sedimento simples

Peça a cada aluno que traga um sedimento (rocha e solo) de seu bairro em uma garrafa de plástico de 1 l ou menor. A garrafa não deve ser preenchida até mais da metade. Instrua aos alunos a adicionarem água ao frasco, deixando 2,5 cm de espaço entre o líquido e a tampa. Peça que os alunos agitem suas garrafas e anotem as observações em seus blocos de notas. Instrua-os a deixar a garrafa descansar durante a noite e anote as observações feitas. Peça ao alunos que predigam o que acontecerá se a garrafa ficar parada por uma semana e para, então, tomar notas. Depois, que a deixem por uma semana e observem os resultados.

Rochas congeladas

Divida a sala em grupos de quatro alunos. Cada grupo precisa de dez tipos diferente de rochas, uma garrafa de plástico e água. Instrua os grupos a espalharem suas amostras de rocha e anotar nos cadernos de laboratório que tipos estão presentes. Cada grupo deve colocar suas rochas dentro da garrafa de plástico, cobrindo-as com água e tampando-as em seguida. Depois, escreva uma hipótese sobre o efeito que o congelamento terá sobre as rochas. Os estudantes devem também adivinhar qual tipo de rocha será mais drasticamente afetada pelo congelamento. Depois da água congelar, os alunos têm que tirar as garrafas e deixá-las descongelar. Cada grupo deverá registrar as alterações observadas nas rochas. Instrua os alunos a congelar e descongelar as garrafas quatro vezes, anotando as alterações em todas as vezes. Depois do último descongelamento, cada grupo deve comparar os resultados com as hipóteses originais.

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