Experimentos sobre a condutividade elétrica de líquidos

Escrito por bailey rodriguez | Traduzido por felipe vargas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Experimentos sobre a condutividade elétrica de líquidos
Use uma pequena lâmpada para ver se o líquido que você está testando conduz eletricidade (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Uma corrente elétrica é um fluxo de cargas elétricas que pode ser passado por uma solução. Íons são necessários na solução para que haja condução de cargas. A água pura não é um líquido condutor, mas quando você adiciona solutos à água, a condutividade pode ser mudada. Dependendo do que se adiciona, a solução resultante pode conduzir eletricidade.

Outras pessoas estão lendo

Preparando o condutor

Você pode montar um equipamento para medir a condutividade do líquido usando alguns arames condutores, pequenas lâmpadas e um bocal de lâmpada. Usando os arames cortados, exponha a extremidade de um adaptador de corrente alternada de 12 volts e divida aproximadamente 10 cm de arame em dois condutores separados. Tire aproximadamente 2 cm de isolamento de cada extremidade. Arranque 5 cm a partir do plugue de um cabo de áudio. O cabo de áudio precisa ter 64 mm de diâmetro, ou 32 mm se for monofônico. Tire 10 cm de isolamento do cabo de áudio. Desencape os fios enrolando-os juntos. Remova 2,5 cm de isolamento do centro dos fios.

Fazendo o condutor

Use pinos de madeira de 2,5 cm para firmar o bocal da lâmpada de 12 volts em um bloco de madeira de 10 cm² por 2,5 cm de altura. Enrosque um parafuso de cabeça redonda e aperte-o na madeira ao lado do bocal, mas deixe-o um pouco exposto. Enrosque o fio do adaptador de corrente alternada e o conjunto de fios do cabo de áudio ao redor do parafuso acima da arruela e aperte o parafuso. Anexe o outro fio do adaptador de corrente alternada a uma tomada e coloque o outro conjunto de cabos no outro terminal. Prenda os fios na madeira para ficarem firmes. Enrosque a lâmpada de 12 volts na tomada.

Criação do experimento

Teste se o condutor está funcionando plugando o adaptador de corrente alternada em uma saída elétrica. Encoste os lados dos cabos de áudio em uma moeda para ter certeza de que a eletricidade está atravessando o dispositivo. Se a lâmpada acender quando os plugues tocarem o metal, o condutor está pronto. Caso contrário, dê uma olhada nas conexões dos fios. Encha pela metade sete copos com água. Adicione pequenas quantidades de substâncias, como sal, açúcar, bicarbonato de sódio, vinagre, amônia e detergente. Agite cada mistura com diferentes colheres para que os solutos se dissolvam de maneira apropriada, sem haver contaminação de um produto no outro.

Conclusões experimentais

Coloque o plugue do cabo de áudio em cada líquido, começando com o copo com água normal e anote suas observações em um caderno. Depois teste cada solução, lave o plugue com água limpa e segue meticulosamente para que não contamine as diversas soluções. Depois de ter anotado suas observações sobre os líquidos, mistures alguns, como por exemplo, vinagre e amônia, para ver quais dessas soluções conduzem eletricidade. Quão mais brilhante a lâmpada ficar, mais eletricidade o líquido conduz.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível