on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Experimentos sobre a dispersão da luz para crianças

Atualizado em 17 abril, 2017

A dispersão da luz se refere à prática de separar um raio de luz branca nas cores individuais que o compõem. Use um prisma para fazer a demonstração. Isaac Newton foi o primeiro a descobrir que cada raio de luz era composto de um espectro de cores. Apesar de as pessoas estarem cientes sobre os prismas antes, sempre acreditou-se que eram eles que davam cor à luz. Os experimentos de Newton provaram que o prisma apenas separa a luz em faixas de cores diferentes.

Quando a luz branca atravessa um prisma, ela sai como um arco-íris (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Aprenda sobre o arco-íris

Pergunte aos alunos se eles acham que as cores do arco-íris aparecem sempre na mesma posição. Peça que desenhem como acham que o arco-íris é. Mostre a eles como fazer um arco-íris usando um prisma. Compare o arco-íris criado pelo prisma com o que os alunos fizeram. Explique que todos os feixes de luz contêm todo o espectro de cores, mas que este espectro só pode ser visto quando o feixe se propaga através de um prisma. Explique que cada arco-íris sempre contém as cores vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta, e que estas cores sempre aparecem nessa ordem.

Loading...

Faça um prisma

Os alunos podem criar o próprio prisma com gelatina transparente. Prepare a gelatina com metade da quantidade de água recomendada na embalagem e despeje a gelatina em um molde quadrado ou retangular, como um recipiente de plástico reutilizável ou uma assadeira pequena. Depois do endurecimento da gelatina, remova-a do molde e a corte em diferentes formas de prisma como um semicírculo, um centro largo com extremidades finas, ou um centro fino com extremidades largas. Acenda uma lanterna através da gelatina para ver como a luz se dispersa e se separa. Peça aos alunos que observem como a luz se comporta de maneira diferente quando passa por prismas diferentes. Coloque um pente de plástico entre a lanterna e o prisma de gelatina e observe como as linhas do pente facilitam a vista da forma como a luz é dobrada pelo prisma.

No escuro

Os alunos entendem melhor o comportamento da luz observando a formação do arco-íris em um quarto escuro. Para essa experiência, use papel de construção preto para cobrir o raio da lanterna, mas antes corte uma pequena fenda nesse pedaço de papel. Preencha um tubo pequeno e transparente de plástico com água e incline um espelho na água em uma das extremidades do tubo. Acenda a lanterna no espelho. Segure um cartão branco para receber o raio de luz refletido.

Prisma reverso

Assim como um prisma dispersa um feixe de luz branca, as cores do arco-íris quando atravessam um prisma sairão do outro lado como um feixe de luz branca. Para obter uma melhor compreensão, cubra três lanternas com diferentes cores translúcidas, uma vermelha, uma azul e uma verde. Explique que elas constituem as cores primárias da luz. Peça aos alunos para preverem o que vai acontecer quando se combinam os diferentes feixes de luz. Apague as luzes e verifique os resultados acendendo-as contra um pedaço de papel branco.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...