×
Loading ...

Quando expira uma ordem de pagamento?

Atualizado em 23 março, 2017

Ordens de pagamento são rápidas, convenientes e são uma alternativa aos cartões de débito, cheques ou dinheiro. Porém, com elas também vêm muitas dúvidas. Compradores de ordens de pagamento frequentemente não sabem se a ordem pode expirar ou se há penalidades pelo não uso dela em tempo hábil. Encontrar essas informações pode ser difícil, porque as regras específicas das ordens de pagamento dependem do local da compra.

Saiba quando expira uma ordem de pagamento (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

Comprando uma ordem de pagamento

Comprar uma ordem de pagamento é fácil. Elas podem ser compradas em bancos, farmácias, postos de combustível e até mesmo online. Mas, apesar da fácil compra, nem sempre é fácil determinar as regras específicas de uso. Por exemplo, apesar da maioria delas não expirar, algumas contêm uma data limite de expiração. Algumas taxas são cobradas se a ordem de pagamento não for usada em um específico período de tempo.

Loading...

Expiração

Se você é o comprador da ordem de pagamento, pode descobrir se ela possui uma data de expiração contatando o local da compra e perguntando sobre suas políticas. Contudo, se é o beneficiário da ordem de pagamento, isso nem sempre é possível. Verifique a frente e o verso da ordem de pagamento cuidadosamente. Frequentemente, uma data de expiração é impressa diretamente à ordem de pagamento. No entanto, se não houver data, a única forma de saber se ela ainda é válida é tentar descontá-la normalmente.

Taxas

Enquanto algumas ordens de pagamento não expiram, pode haver taxas acumuladas se ela não for utilizada dentro de um certo prazo. A taxa é tipicamente baixa, e é subtraída do valor nominal da ordem de pagamento quando esta é descontada. Taxas adicionais podem ser cobradas para obter um reembolso ou rastrear uma ordem de pagamento perdida, mas isso depende de onde ela foi comprada.

O ponto de partida

Ordens de pagamento compradas do Serviço Postal dos Estados Unidos, Wester Union e bancos maiores não expiram. No entanto, esse não é um caso corrente às ordem de pagamento, pois as políticas variam de companhia para companhia. Portanto, é útil verificar com o local da compra para determinar se a ordem de pagamento ainda estará utilizável.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...