Explicação do resultado de um exame de sangue (CBC)

Escrito por rene f. najera | Traduzido por lucas calazans
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Explicação do resultado de um exame de sangue (CBC)
Hematologistas são capazes de identificar doenças e anormalidades nas células do sangue (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Uma contagem sanguínea completa (CSC) é um teste de laboratório usado para analisar o número, tamanho e forma das células sanguíneas. Os valores medidos pelo CSC incluem contagens de glóbulos vermelhos e brancos, concentração de hemoglobina e contagem de plaquetas. Hematologistas experientes confirmam o que analisadores automáticos mostram e detectam doenças do sangue e anormalidades.

Outras pessoas estão lendo

Hematologia

A hematologia é o estudo do sangue. Ela costumava ser algo em que um hematologista tinha apenas um microscópio e a experiência para confiar quando se tratava de análise de sangue. A hematologia moderna se baseia tanto em equipamento automatizado chamado de contadores de células quanto em seres humanos, detectando doenças do sangue. Contadores de células usam frequência de rádio e impedância elétrica para contagem de células e para medir seu tamanho. Diferentes produtos químicos também são utilizados para analisar as propriedades químicas do sangue.

Contagem sanguínea completa

A CSC dá ao prestador de cuidados da saúde a imagem de quantos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas estão circulando no paciente. A CSC também ajuda a detectar anormalidades. Uma vez que a amostra de sangue é enviada para o laboratório, o hematologista primeiro gera uma mancha de sangue sobre uma lâmina de vidro para ser vista no microscópio. A amostra é depois inserida no analisador. Utilizando algoritmos, o analisador pode sinalizar a amostra para análise para detectar anomalias nas células. O hematologista pode rever a lâmina de sangue para confirmar os resultados do analisador. Valores de CSC normais variam de laboratório para laboratório.

Contagem de glóbulos vermelhos

A contagem de glóbulos vermelhos (GV) determina quantas células vermelhas do sangue circulam no corpo. O GV normalmente nas contagens fica entre 4,5 e 6,1 milhões de células por microlitro (um milionésimo de um litro). A forma e o tamanho das células vermelhas do sangue são medidos como o volume corpuscular médio (VCM) e morfologia. A concentração de hemoglobina média (CHM) mede a quantidade média de hemoglobina em cada glóbulo vermelho.

A hemoglobina e o hematócrito

A hemoglobina é responsável pelo transporte de oxigênio dentro das células vermelhas do sangue. O hematócrito refere-se à percentagem de células vermelhas do sangue no plasma (a parte líquida do sangue). Homens geralmente têm uma concentração de hemoglobina entre 14 e 18 gramas por decilitro (décimo de um litro). As mulheres têm valores de 12 a 16 gramas por decilitro. Os valores de hematócrito também variam entre homens e mulheres, com valores dos homens entre 42 por cento e 52 por cento e os valores das mulheres entre 37 por cento e 47 por cento.

Contagem de glóbulos brancos

Os glóbulos brancos (GB) são as células responsáveis ​​pela defesa do organismo contra doenças. O número destes em circulação depende de estados de doença, com os números mais elevados observados durante o período de doença do que em período de saúde plena. Um número normal de GB varia de cerca de 4.500 a 11.500 células por microlitro.

Contagem de plaquetas

As plaquetas são fragmentos celulares responsáveis ​​pela coagulação. O número de plaquetas indica a capacidade do corpo para formar coágulos. A faixa normal de plaquetas é entre 150 mil e 450 mil por mililitro (milésimo de um litro).

Análise de lâmina

Quando o analisador é incapaz de identificar corretamente uma anormalidade nas células do sangue, o hematologista usará uma placa de vidro com sangue para identificar visualmente as células. Este é o lugar onde a experiência é fundamental já que as alterações nas células podem não ser perceptíveis ao olho inexperiente. Um hematologista bem treinado pode identificar quaisquer anormalidades celulares causadas geneticamente e até parasitas no sangue.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível