Explicações sobre calcificações nos seios

Escrito por caitlin kelly | Traduzido por luiz afonso de oliveira moura santos
Explicações sobre calcificações nos seios

Calcificações nos seios podem ser indicativos de outras doenças

diamond and pink breasts image by jimcox40 from Fotolia.com

Calcificações na mama são causadas ​​pelo acúmulo de um pequeno depósito de cálcio endurecido dentro do tecido da mama. A maioria dessas calcificações são relativamente inofensivas, mas algumas podem ser indicativas de problemas mais graves, incluindo o câncer de mama.

Outras pessoas estão lendo

Tipos

Existem dois tipos de calcificações de mama: microcalcificações e macrocalcificações. Macrocalcificações são bastante comuns e ocorrem em aproximadamente 50 por cento das mulheres com mais de 50 anos de idade. Embora maior do que o outro tipo, macrocalcificações geralmente não são relacionados ao câncer. Microcalcificações também normalmente não são cancerosas, mas certos padrões de microcalcificações podem indicar o crescimento de câncer. Células que se dividem rapidamente causam microcalcificações. Este crescimento celular em excesso pode ser um sinal de alerta precoce de câncer de mama.

Causas

Macrocalcificações, geralmente o resultado do envelhecimento, são comuns em mulheres com mais de 50 anos. Desgaste normal no tecido mamário, incluindo pequenas lesões e inflamações, pode causar um acúmulo de cálcio. Microcalcificações ocorrem quando as células no tecido mamário começam a se dividir rápida e excessivamente. Pequenos depósitos de cálcio residuais podem se formar em áreas de crescimento de células. Certos padrões de microcalcificações, como quando elas são aglutinadas em vez de espalhadas, podem ser um sinal de câncer de mama. Se as calcificações estiverem presentes, elas serão detectadas durante um exame de mamografia regular. Quaisquer anormalidades serão anotadas e encaminhadas a um médico pelo radiologista que ler os resultados da mamografia. O médico, então, decidirá se mais testes, como uma mamografia de diagnóstico ou biópsia, serão necessários.

Detecção

Algumas calcificações da mama podem ser sentidas como caroços durante os exames autoadministrados de mama. É importante que as mulheres tenham o hábito de realizar esses exames regularmente, para detectar todas as protuberâncias cedo. Calcificações também aparecem em exames de mamografia. Se uma mulher tiver calcificações da mama, elas aparecerão na mamografia como manchas brancas ou pontos no tecido mamário. É especialmente importante para as mulheres com mais de 50 anos de idade fazer mamografias periódicas, uma vez que a probabilidade de calcificações na mama aumenta com a idade.

Tratamento

A maioria das calcificações da mama são benignas e não requerem tratamento. Algumas podem ser mais potencialmente prejudiciais, e um médico irá solicitar testes adicionais nestas situações. Se ele determinar que uma calcificação precisa de mais testes, o procedimento mais comum de ação é a biópsia, que irá determinar se o crescimento é canceroso. Se a biópsia for positiva, esta calcificação irá requerer tratamento para câncer de mama, o que pode incluir cirurgia ou quimioterapia. Somente um médico pode determinar o curso de ação apropriado no caso de câncer de mama.

Equívocos

Ao contrário da crença popular, calcificações da mama não têm nada a ver com a dieta. Muitas pessoas acreditam que muito cálcio na dieta provoca um acúmulo de cálcio no peito, mas não há relação comprovada entre dieta e calcificações da mama. Além disso, outro equívoco comum é que uma biópsia de mama com calcificações só pode ser realizada cirurgicamente. Isso não é verdade, uma vez que existem outros métodos eficazes de biópsia, tais como uma biópsia por agulha.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media