Como explicar a divisão para um aluno da terceira série

Escrito por kristen may | Traduzido por mariana piastrelli lauria
Como explicar a divisão para um aluno da terceira série
Use docinhos como ferramentas para a prática de problemas de divisão (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Depois de dominar a adição e a subtração, os alunos da terceira série geralmente começam a aprender sobre a multiplicação básica e divisão. Estes conceitos de matemática podem ser difíceis de entender, então use algumas técnicas diferentes para explicar a divisão, em vez de se concentrar unicamente em planilhas e livros.

O oposto da multiplicação

Os alunos da terceira série costumam ter uma compreensão básica sobre a multiplicação antes de começar a aprender sobre a divisão. Apresentar a divisão como o processo oposto à multiplicação pode ajudá-los a entender o conceito mais facilmente. Comece revendo a adição e a subtração como seu processo oposto. Explique que a multiplicação e a divisão estão relacionados da mesma maneira. Por exemplo, mostre que 3+5=8 está relacionado com o problema 8-3 = 5, porque são os mesmos números, apenas arranjados de um modo diferente. Da mesma forma, 4x7 = 28, é relacionado a 28/7 = 4.

Divisão com enunciados

Os alunos, muitas vezes, tem problemas com enunciados, mas eles são, na verdade, a melhor maneira de introduzir conceitos abstratos, como o significado do símbolo de divisão. Use enunciados que possam exigir a divisão. Use exemplos que o aluno possa relacionar. Por exemplo, digamos que uma família de dois pais e dois filhos pede uma pizza que vem com 12 fatias. A família de quatro pessoas precisa dividir a pizza igualmente entre eles, o que dá a cada um três fatias. Este problema é o mesmo que o problema de divisão de 12/4 = 3.

Prática

Deixe que o aluno pratique a divisão com objetos que ele possa manipular para resolver os problemas. Peça ao aluno para escrever cada problema como um problema de divisão tradicional para que ele possa fazer a conexão entre o processo e um problema escrito. Distribua cerca de 30 pequenos objetos, tais como doces, blocos ou grãos. Guie o aluno ao longo do processo de contagem do número de objetos no início do problema e classifique-os em um número específico de grupos de tamanho igual. Por exemplo, com o problema de 18/6, a criança precisa contar 18 objetos. Ele deve, em seguida, colocá-los em seis grupos. Ele pode fazer isso colocando um objeto em cada um dos seis locais diferentes e, em seguida, adicionar um a cada um destes seis grupos, até que ele se esgote. Ele deve contar o número de objetos em cada pilha para obter a resposta para o problema de divisão. Mostre que ele também pode fazer o problema dividindo os 18 objetos em grupos com seis objetos em cada grupo e contar quantos grupos existem.

Subtração repetida

Os alunos da terceira série dominam a subtração com vários valores, para que você possa então ensinar que eles podem sempre usar subtração repetida para resolver um problema de divisão. Com a subtração repetida, você subtrai o número menor do maior até chegar a zero e, em seguida, conta quantas vezes você teve que subtrair o número menor. O resultado é que a resposta para o problema da maior número dividido pelo menor. Por exemplo, digamos que uma criança precisa completar o problema 24/8. O aluno pode resolver 24-8 = 16, 16-8 = 8 e 8-8 = 0. Conte o número subtrações necessárias para descobrir que 24/8 = 3.

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