×
Loading ...

Como explicar frações passo a passo

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Desde seguir receitas até descobrir os preços de venda, as frações são um conceito matemático usado ​​no dia a dia e, como tal, é uma necessidade saber como usá-las. Antes de ensinar exatamente como usar frações em receitas e para reduzir os preços, é essencial entender exatamente o que são frações. Pode parecer uma tarefa difícil, mas explicar esse conceito pode ser realmente muito simples, se utilizar itens concretos para ilustrar.

Instruções

Use miçangas para explicar frações (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Anote uma fração em um pedaço de papel. Informe à criança que você está ensinando que os números escritos são chamados de fração. Explique que nós a usamos para ilustrar partes de um todo.

    Loading...
  2. Aponte o denominador e explique para o aluno que esse número representa a quantidade total de algo que a fração está sendo usada para representar. Para ajudar o aluno a lembrar que o denominador é o número inferior, diga para ele lembrar que o "d" em "denominador" significa o número "de baixo".

  3. Aponte o numerador da fração. Explique que esse número representa a parte do todo da quantidade que a fração está sendo usada para representar.

  4. Discuta a barra de fração entre os dois números. Explique que essa barra representa o termo "de" em uma fração. Por exemplo, se a fração de 1/2 fosse escrita, seria a mesma coisa de "um de dois".

  5. Defina uma pequena pilha de oito miçangas coloridas. Peça ao aluno para contar o número total de miçangas. Explique à criança que esse número representa a quantidade total, ou o denominador de uma fração. Peça para ela anotar o número e desenhar um barra de fração em cima dele. Por exemplo, se o número total de contas for oito, o aluno deve escrever o número 8 como denominador.

  6. Peça para o aluno contar o número total de uma cor específica de miçangas. Explique que o número total de uma cor específica representa a parte de um todo. Peça ao aluno que escreva o número acima da barra de fração como numerador. Por exemplo, se ele estiver contando as miçangas verdes e o número total de contas verdes é quatro, ele deve escrever o número 4 acima da barra de fração.

  7. Reveja a fração que foi criada. No exemplo dado, discuta que o número 8 no denominador ilustra que existem oito miçangas no total e o número 4 no numerador representa que existem quatro miçangas verdes.

Loading...

Dicas

  • Para levar para casa a explicação de frações, peça para o aluno descobrir a fração de cada miçanga de cor diferente.
  • Substitua as miçangas por pequenos doces para tornar isso uma atividade matemática saborosa.

O que você precisa

  • Miçangas coloridas
  • Papel
  • Lápis

Referências

Loading ...
Loading ...