Como explicar a Lua e as estrelas a um aluno da pré-escola

Escrito por asa jomard | Traduzido por pedro santos
Como explicar a Lua e as estrelas a um aluno da pré-escola

Faça uma representação teatral da forma como o Sol e a Lua se movem no céu

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Alunos da pré-escola muitas vezes ficam hipnotizados pelos movimentos do Sol e da Lua no céu. Se por um lado o modo como o Sol e a Lua trocam de lugar pouco antes da hora de dormir pode parecer um mistério, por outro lado, é um mistério explicável. Alunos da pré-escola têm idade suficiente para entender parte do mistério, e observar o céu é uma maneira maravilhosa de introduzir conceitos de ciência, história e narrativas mágicas em suas vidas. Use atividades, jogos e dramatizações para responder às perguntas de seus alunos da pré-escola e use sua curiosidade para aprender mais sobre o espaço.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Observe o Sol, a Lua durante cerca de dois dias. Concentre-se em como o Sol desaparece quando a Lua aparece. Use um joguinho em que você oculta as imagens do Sol e da Lua atrás das costas. Mostre às crianças a imagem do Sol e esconda a imagem da Lua, o Sol fica atrás de você e vice-versa.

  2. 2

    Desenhe um semi-círculo grande em um pedaço de papel. Mostre à criança como o Sol e a Lua mudam de posição no céu. Mantenha a imagem para cima e veja onde o Sol está em diferentes momentos durante o dia. Fique no mesmo local e marque a posição do Sol com uma cruz. Explique que a Lua também viaja através do céu.

  3. 3

    Cante músicas sobre como a Lua se move em torno do Sol. A música "Sistema Solar em Movimento" (consulte Recursos) é sobre como a Terra e a Lua se movem em torno do Sol. Mude a letra e cante os movimentos do Sol em torno da Lua.

  4. 4

    Use uma tocha para explicar como o Sol brilha sobre a Lua. A Lua não brilha como o nosso Sol, que é uma estrela. Diga-lhe que a tocha é o Sol e uma bola de brinquedo é a Lua. Deixe-o ver o que acontece quando você move a bola ao redor da tocha. Em certas posições, a luz brilha sobre a bola.

  5. 5

    Leia livros sobre a Lua. A Lua cheia é um evento especial. Use livros como " “Kitten's First Full Moon" (em inglês), de Kevin Henkes para focalizar a atenção em como a Lua muda durante um mês. Olhe para a Lua e fale sobre como o Sol brilha em diferentes partes da Lua.

  6. 6

    Faça um desenho com as diferentes fases da Lua. Fale sobre as diferentes fases. Durante a Lua nova, o Sol está brilhando em uma parte da Lua que está virada para longe de Terra. Lentamente, podemos ver mais e mais da Lua. Durante a Lua cheia, a Lua é redonda. Desenhe um Sol no meio da página e deixe o aluno desenhar uma Lua cheia, meia Lua e uma Lua crescente em torno do Sol.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media