×
Loading ...

Como explicar um poema

Atualizado em 21 julho, 2017

Explicar poesia é uma habilidade que alunos do Ensino Médio e da faculdade precisam demonstrar em aulas de literatura. Para formular uma explicação completa, você deve entender os elementos básicos da poesia e como analisá-los. Em seguida, deve interpretar o significado da poesia com base nas suas análises.

Instruções

Saiba explicar poesias (Comstock/Stockbyte/Getty Images)
  1. Revise a informação de fundo. Ao explicar poesia, é útil saber quem é o autor, quais questões são importantes para ele ou ela, quando e como o poema foi escrito e o que estava acontecendo no mundo naquela época. Essa informação te ajuda a entender o contexto cultural e histórico do poema. Embora você não vá discutir as informações extras sobre o autor na sua explicação, esse passo preparatório pode te dar uma ideia sobre o significado e o estilo.

    Loading...
  2. Identifique a forma e a voz poética. Lembre-se que, como na ficção, o narrador de um poema nem sempre é o autor. Procure por indicadores sobre quem está falando. Você é capaz de dizer se o eu-lírico é homem ou mulher? Jovem ou velho? Feliz ou triste? Que palavras específicas no poema oferecem pistas? Outra similaridade entre a ficção e a poesia é que ambas tem formas diferentes. Revise os vários tipos de poesia. A que você está explicando é narrativa ou lírica? É um soneto? Um épico? Haiku? Na sua discussão sobre forma, escaneie cada linha do poema. Marque as sílabas tônicas e átonas e identifique o metro, ritmo e esquema rítmico. (Visite o link "Folheto sobre explicações de poemas" para ver exemplos).

  3. Procure imagens e figuras de linguagem. O uso da linguagem é um elemento muito poderoso na poesia. Ele prepara o clima intencionalmente evocando certas respostas do leitor. A imagem é a linguagem que estimula os sentidos (visão, audição, paladar, toque ou olfato) e ajuda o autor a comunicar sentimentos. Figuras de linguagem como símiles, metáforas e personificação permitem que o autor compare seu tema a outra coisa com a qual o leitor pode se relacionar. Que imagens e figuras de linguagem você pode detectar no poema que está explicando?

  4. Explore temas. Temas na poesia abrangem não apenas o tópico de um poema, mas também as ideias, problemas e preocupações apresentadas. Se um poema é sobre amor, o que o autor parece estar dizendo sobre isso? Qual é o ponto ou ideia principal dele? Às vezes há mais de uma. Considere os modos pelos quais o uso do autor da voz, forma, imagens e figuras de linguagem contribuem para o desenvolvimento dos temas do poema.

Loading...

Recursos

Loading ...
Loading ...