Como explicar o processo de condensação para crianças

Escrito por heather inks | Traduzido por lucas borges
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Como explicar o processo de condensação para crianças
Ciência de uma maneira simples

Explicar o processo de condensação para as crianças é mais fácil quando ilustrações e experimentos são usados. A condensação é o oposto do processo chamado de evaporação. Na condensação, o vapor de água no ar se condensa e transforma-se em um líquido. Isso pode ocorrer no céu para criar nuvens ou sobre uma superfície tal como o exterior de um copo. Ensinar crianças sobre a condensação lhes dará uma base sólida na qual eles podem se aprofundar para aprender sobre os ciclos de moléculas, evaporação, vapor e água com maior facilidade. Considere fazer folhetos junto com as aulas, e mantenha todos os documentos ou fotografias do experimento em uma pasta para futuras revisões e referências.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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O que você precisa?

  • 4 copos de água limpos
  • Água gelada
  • Bebida colorida gelada como refresco em pó
  • Geladeira ou freezer
  • Giz de cera
  • Marcadores
  • Lápis de cor
  • Câmera Digital (opcional para tirar fotos das etapas de experiência)

Lista completaMinimizar

Instruções

    Ilustre a condensação com um experimento

  1. 1

    Diga às crianças que estão indo aprender sobre um processo chamado condensação. Mostre às crianças quatro copos limpos vazios. Coloque um copo vazio na geladeira ou congelador. Encha um copo na frente das crianças com água gelada. Encha um outro copo de vidro na frente das crianças com a bebida colorida. Deixe o último copo vazio, este servirá como o copo de "controle". Mesmo com crianças pequenas, é útil iniciá-los usando controles em experimentos de ciências. Deixe estes vidros sozinhos de 10 a 15 minutos de modo a permitir que o tempo da experiência comece a funcionar.

  2. 2

    Leia a história online "To the mountains and back : Drippy, the raindrop" (Para as montanhas e de volta - Drippy, a gota de chuva) para crianças do 6º ao 9º ano ou mais jovens (ver Recursos adicionais). Dê às crianças mais velhas a opção de ler a história, a maioria das crianças irá querer lê-la por gostar de histórias online.

  3. 3

    Explique a definição de condensação para as crianças. Escreva a palavra para que eles possam ver como se escreve. Pronuncie condensação à medida em que realiza gestos com suas mãos, dedos, ponteiros ou lasers de modo a dar ênfase à pronúncia apropriada das palavras. Divida a definição. Peça às crianças para que deem exemplos de condensação. Discuta aplicações do mundo real e mostre imagens e ilustrações se possível.

    Use um dicionário online que pronuncie condensação para as crianças. Usando esta tecnologia irá despertar mais ainda o interesse delas (o link para o Dicionário Yahoo! Crianças com pronúncia de condensação está em Recursos adicionais).

    Mostre a elas imagens do processo de condensação. Imagens coloridas irão capturar sua atenção, e fará com que estejam mais propensas a gravar a definição e lição sobre a condensação na memória de longo prazo. (Um exemplo de uma imagem interessante de condensação em uma planta está localizada nos links em "Recursos adicionais".)

  4. 4

    Coloque todos os copos da experiência em uma mesa na frente das crianças, cada copo com cerca de 30 centímetros de distância um do outro para que os resultados não sejam comprometidos por um estar muito próximo de um outro que esteja em temperatura ambiente. Forneça a cada criança um pedaço de papel para tomar notas ou uma planilha com os copos já desenhados de modo que elas possam colorir durante as etapas do experimento e nos resultados. As crianças mais velhas também podem ser solicitadas a fornecer uma tese, materiais, passos de pesquisas, etc. Agora faça perguntas e explique os resultados.

    Pergunte às crianças como elas acham que a água chegou ao lado de fora do copo como no caso da água gelada. As crianças pequenas podem responder "condensação", ou "a partir do interior do vidro" ou "que a água arrastou-se para fora do vidro de modo a chegar ao outro lado."

    Mostre às crianças o copo com a bebida colorida. Explique que, se o líquido foi "transferido" ou "se arrastou para fora", então ele não seria incolor.

    Mostre às crianças o copo gelado vazio do frigorífico ou congelador. Lembre às crianças que este vidro estava sem líquido no seu interior e também teve a condensação, isso também irá ilustrar que a água não "vaza" ou "rasteja para fora."

    Agora explique às crianças o processo de condensação, de modo que eles entendam, ilustrando a explicação usando os copos, incluindo o copo de "controle" (este não foi alterado). Escreva todas as palavras grandes, tais como moléculas, no quadro ou que estejam em seus papéis com uma definição. Para crianças muito pequenas abaixo do 4º ano, escreva os termos água, vidro, H20, fresco, quente, temperatura, controle, experimento, e outros termos relacionados que servirão de ajuda para que elas aprendam a soletrar palavras científicas.

  5. 5

    Resuma a lição com um vídeo que ilustre a condensação como se fosse uma revisão. "Eureka! Episódio 18 - evaporação e condensação" (link fornecido em Recursos adicionais) é um bom exemplo de um vídeo que pode ser utilizado para encerrar a lição sobre condensação.

    O vídeo de encerramento pode ser mais complicado do que o vídeo de introdução ou a história, porque as crianças terão uma compreensão muito maior de condensação após o experimento. Mesmo que um vídeo tenha algumas palavras e definições que estão acima da idade ou nível de ensino, a exposição é ainda excelente, porque estes novos termos científicos, ilustrações e idéias podem mergulhar em cheio na memória delas.

Dicas & Advertências

  • As crianças podem ser divididas em mesas ou equipes e cada mesa possuir 4 copos para o experimento.
  • Também pode ser dado às crianças um pequeno copo de papel cheio de água gelada de modo a ilustrar a condensação em sua mesa. Colocando uma pequena toalha de papel marrom irá atrair um pouco da condensação do copo, o que também ajuda a ilustrar o processo. A água pode ter uma gota de corante adicionada para que isso possa ajudar a ilustrar que a água não está "saltando" a do interior do copo para o exterior como algumas crianças pequenas possam sugerir.
  • As crianças, um pai ou um professor podem desenhar uma linha de enchimento do lado de fora do copo de papel com um marcador de modo a ilustrar mais além que a água não deixou o interior do copo.
  • A lição pode ser expandida usando os links adicionais em "recursos" para as crianças mais velhas ou tempos mais longos de aula.
  • Não critique, insulte ou xingue as crianças que levam mais tempo para compreender e absorver o conceito. Crianças cujos pais ou professores já usaram a palavra "condensação" irão pegar a lição de forma mais rápida que uma criança que está aprendendo a pronunciar a palavra condensação, juntamente com o experimento no mesmo dia.
  • Não há textos em português para a história de "Drippy", então, traduza a historinha ou utilize contos similares.

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