on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como explicar o reagrupamento em adição e subtração

Atualizado em 20 julho, 2017

A adição e a subtração com reagrupamento são ensinadas sequencialmente em várias etapas na maioria dos livros didáticos de matemática do 2 º ano. Uma vez que os alunos sabem o básico disso, eles recebem a prática repetida com uma grande variedade de problemas nas séries futuras e em testes padronizados. O processo começa com o conceito de reagrupar números — negociar números de um valor para outro. Após o 3 º ano, os alunos devem ser capazes de resolver a maioria dos reagrupamentos de adição e subtração, mas muitos vão cometer erros. Quando cometem, os pais e professores devem lembrá-los o conceito de reagrupamento.

Instruções

Os professores podem precisar lembrar os alunos como reagrupar na adição e na subtração (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Corrija uma planilha que um aluno tenha completado com erros.

    Loading...
  2. Escreva o primeiro problema de adição que ele errou. Use uma folha de papel pautada.

  3. Reveja a casa das unidades. Se o aluno tiver feito parte do problema corretamente, elogie-o. Se não, deixe-o saber o que errou. Por exemplo, um erro comum é esquecer de escrever o "1" acima do dígito na casa das dezenas para os números que tinham adicionado na casa das unidades.

  4. Mostre a maneira correta de reagrupar o número. Por exemplo, explique ao aluno que, se a soma na casas das unidades é maior que 10, as dezenas precisam ser reagrupadas e escritas com um dígito. O resto do número é colocado como parte da resposta na casa das unidades. Explique o processo ao adicionar números nas casas das dezenas, centenas, milhares, etc.

  5. Escreva um problema de subtração que o aluno errou. Se tem um erro de reagrupamento, mostre a maneira correta de fazer isso. Por exemplo, se tem um zero na casa das unidades, explique que você vai reagrupa-lo pegando dez unidades na cada das dezenas. Risque o dígito na casa das dezenas, subtraia um dele e escreva o número em cima do dígito nessa casa. Escreva "1" em frente ao zero na casa das unidades. Explique o mesmo processo ao subtrair os números das casas das dezenas, centenas, milhares e do restante de dígitos do problema. Se o dígito é um zero à esquerda do número que você está reagrupando, mostre aos alunos que o número seria nove e, depois, o número na próxima casa precisaria ser um a menos.

Loading...

Dicas

  • Use objetos manipuláveis se os alunos não entenderem porque o reagrupamento é necessário.

Aviso

  • Adicionar e subtrair com reagrupamento é uma habilidade que leva muitos meses para ser aprendida.

O que você precisa

  • Planilhas de matemática

Referências

Loading ...
Loading ...