Mais
×

Como expor um chefe mentiroso e manipulador

Atualizado em 18 março, 2017

Em algum momento da sua carreira, você provavelmente vai se deparar com um chefe com o qual não concorda. Às vezes pode até chegar ao ponto de você discordar dele abertamente. Nenhum chefe é perfeito, mas você gostaria de acreditar que no fundo ele tem a melhor das intenções em mente. "Ele está apenas tentando me motivar", você pode dizer. No entanto, quando mentiras e manipulações se tornam parte da rotina, o limite foi ultrapassado. Você deve denunciar e expor tais situações.

Instruções

Mentiras e manipulações não devem fazer parte do repertório do seu chefe (verifying boss image by Sergii Shalimov from Fotolia.com)
  1. Avalie seu próprio comportamento e seja honesto consigo. Antes de tomar uma atitude, é preciso ter certeza que você não está dando motivo ao seu chefe. Certifique-se de não participar de fofocas ou queixas rancorosas. Por hora, por mais que difícil que possa ser, faça tudo que lhe seja pedido, pois aumentará sua credibilidade e ajudará sua situação, no final.

  2. Monitore incidentes específicos onde seu chefe mentiu ou lhe manipulou. Você precisará ter algumas cartas na manga. Quanto mais ardiloso for seu supervisor, mais informações concretas você precisará. Caso contrário, seu processo contra ele poderá ser ignorado, sua imagem será manchada e ele continuará no poder. Além disso, lembre-se de manter-se positivo e disposto a trabalhar durante este processo; mas não exagere, pois poderá fazê-lo suspeitar.

  3. Recrute a ajuda dos seus colegas de trabalho. Você deve ser cuidadoso durante esse passo. O tiro pode sair pela culatra se a pessoa que você procurar, sem que você saiba, seja leal ao seu chefe. Mas se escolher a pessoa certa, seu caso ficará muito mais forte. Quanto mais pessoas dizendo as mesmas coisas negativas sobre o seu chefe — todos com documentações, claro — maior a probabilidade de que os encarregados levem o caso a sério.

  4. Familiarize-se com a reputação do seu chefe entre seus supervisores. Ele é um carrancudo conhecido que é mantido ali a contragosto por que cumpre seus prazos sem falhas? Ou é o mestre da dissimulação e mantém seus supervisores acreditando que ele é a pessoa perfeita para o cargo? Antes de partir pro ataque, convém saber se ele é louvado ou apenas tolerado. Isto o ajudará a saber o quão bem você vai ser ouvido e quão grande é o seu ônus da prova.

  5. Contate as autoridades apropriadas dentro de sua empresa. Cada empresa tem um método e cadeia de comando diferente; saiba para quem você deve mostrar as suas provas. Quem quer que entre em contato, portar-se como o que você é: alguém que simplesmente quer ser tratado de forma justa no trabalho. Isso pode parecer óbvio, mas a principal coisa a fazer é não parecer vingativo. Se os encarregados acharem que você tem interesses particulares a defender, seu caso pode desmoronar e você terá que elaborar um novo plano.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article