Como expressar condolências em uma carta de negócios

Escrito por andrew button | Traduzido por andressa v. da nobrega
Como expressar condolências em uma carta de negócios
Reconheça as tragédias pessoais nas vidas de colegas de trabalho (candle image by Stephen Meese from Fotolia.com)

A morte de um sócio, funcionário ou cliente pode ser um golpe devastador para qualquer empresa. É apropriado expressar condolências com sinceridade e compaixão ao saber que um colega de negócios sofreu uma tragédia pessoal dessa magnitude. Escreva uma carta de condolências com sensibilidade e de maneira mais pessoal do que uma carta comercial comum. Use um tato especial se você estiver abordando o destinatário sobre assunto de negócios.

Instruções

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    Use papel timbrado ou de alta qualidade. Não escreva uma carta de condolências por e-mail ou como um memorando simples. Mostre que você está ciente da seriedade da situação apresentando sua carta profissionalmente e de maneira que mostre que você refletiu e se preocupou para redigi-la.

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    Coloque a data na carta e comece com "Prezado (primeiro nome da pessoa)". Isso pode parecer um detalhe pequeno, mas é importante se dirigir a alguém pela primeira pessoa ao invés de usar um título ao comunicar uma mensagem pessoal como seus pêsames a alguém que está sofrendo.

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    Ofereça suas condolências pela perda do destinatário. Mencione o falecido pelo nome, e reconheça a relação entre a pessoa e o destinatário da carta. Por exemplo: "Por favor aceite minhas condolências pela perda de seu tio, David". A menos que você seja próximo do destinatário fora do contexto profissional, evite ser muito emotivo porque pode parecer falso e inapropriado.

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    Diga que você não consegue imaginar a dificuldade pela qual o destinatário está passando. A experiência de perda afeta cada pessoa de maneira diferente, logo, pode ser ofensivo incluir expressões como "Entendo profundamente a gravidade do que você está passando, pois perdi meu irmão Júlio ano passado". Expressões do tipo podem parecer insensíveis.

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    Inclua a família e os colegas de trabalho do destinatário. Diga que você compreende que a perda afetou o cônjuge, os parentes, filhos, colegas de trabalho ou amigos, e cite pelo nome qualquer pessoa que você saiba que era próxima do falecido. Por exemplo: "Posso apenas imaginar o efeito devastador que a perda de David para sua querida esposa, Helen".

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    Compartilhe lembranças positivas que teve com o morto ou reflita sobre as melhores qualidades da pessoa. Por exemplo, fale sobre a época em que você conheceu a pessoa em um churrasco da empresa, e como o senso de humor dela agradou a todos os convidados. Se você não chegou a conhecer o falecido pessoalmente, mencione coisas boas que ouviu falar dele. O mais importante é ser sincero.

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    Conclua reafirmando suas condolências em nome de todas as pessoas de sua empresa. Estenda as condolências tanto para o destinatário quanto para a sua família.