Como expressar a raiva

Escrito por ehow contributor | Traduzido por débora sousa
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Como expressar a raiva
Expresse sua raiva de forma saudável (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Pode ser difícil expressar a raiva de uma forma positiva e saudável. As pessoas muitas vezes encontram-se em um extremo ou outro: ou suprimem a raiva dentro de si ou a deixam explodir em situações perigosas, como no trânsito. Esses extremos não são bons, mas ao expressar a raiva de uma forma saudável você pode resolvê-la mais rapidamente e retomar a sua vida. Leia mais para aprender como fazê-lo.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

  1. 1

    Reconheça que a raiva é uma emoção válida e necessária para a sobrevivência. Ela tem a capacidade de abrir seus olhos às coisas que precisam mudar e de ajudá-lo a dar os primeiros passos para transformar sua situação.

  2. 2

    Identifique o que está lhe deixando com raiva. O deslocamento é uma reação comum a esse sentimento. Ao invés de descarregá-la no que ou em quem esteja fazendo você ficar com raiva, é possível que você fique irritado com o seu cônjuge, filhos, amigos ou colegas, com inconvenientes menores ou até mesmo consigo mesmo. Caso sua raiva seja algo constante, tente descobrir a sua origem.

  3. 3

    Pratique técnicas de relaxamento. A raiva pode ser uma emoção opressiva por ser tão física -- o seu coração e mente podem acelerar, os músculos podem ficar tensos e você pode sentir-se enjoado. Concentre-se em relaxar o corpo e a mente para ajudar a olhar para a situação de forma mais objetiva.

  4. 4

    Seja assertivo ao expressar a raiva, em vez de ser agressivo ou físico. Discuta clara e firmemente o motivo de estar irritado com a pessoa que causou a sua raiva, enfatizando suas necessidades. Se ela tentar argumentar, não se envolva na discussão. Apenas volte para suas próprias necessidades.

  5. 5

    Expresse sua raiva com segurança, caso sinta a necessidade de agir fisicamente. Às vezes, uma expressão física da raiva pode ser útil. Se for necessário, acerte uma almofada ou jogue um travesseiro em vez de bater em si mesmo, outra pessoa ou um animal.

  6. 6

    Utilize a raiva para abastecer atividades construtivas e criativas. Se a sua raiva não diminuir após expressá-la, procure uma atividade física para onde direcioná-la. Dança, exercício e percussão são algumas maneiras de liberar a energia extra da raiva. Projetos pessoalmente gratificantes também podem ajudá-lo a lidar com isso.

Dicas & Advertências

  • Algumas pessoas esperam que a raiva seja expressada de forma agressiva, ao invés de assertiva, ou por meio de discussões barulhentas ao invés de calmas. Se estiver tentando explicar a sua raiva a alguém que não seja receptivo, talvez seja melhor se afastar.

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