×
Loading ...

O que é extensão de produto em marketing?

A extensão de produto, mais comumente referido como uma extensão da marca ou extensão da linha, é a adição de novos produtos para uma linha a fim de alavancar uma marca comprovada ou de boa reputação, segundo a Business Dictionary. Um exemplo fornecido pelo site é quando uma empresa de perfume bem sucedida amplia sua marca por meio da adição de produtos, como xampus ou sabonetes.

A extensão de produto é a adição de novos produtos para uma linha a fim de alavancar uma marca comprovada ou de boa reputação (Creatas/Creatas/Getty Images)

Objetivos

Como estratégia de marketing, a extensão da linha de produtos tem como objetivo ajudar a empresa a "atender diferentes necessidades dos clientes ou segmentos de mercado, aproveitando o reconhecimento do nome da marca original", afirma a Business Dictionary. A extensão da linha é uma abordagem para o crescimento de uma empresa que deseja expandir sua presença no mercado. Adicionar produtos para atender diferentes necessidades dos clientes existentes é penetração no mercado. A adição de novos segmentos de mercado com a extensão de linha é conhecida como a expansão do mercado da marca.

Loading...

Benefícios

O principal benefício da extensão da linha de produtos é a capacidade de usar a equidade da marca, de acordo com o site Brand Extensions Research, isto é, pode-se utilizar a sua reputação comprovada na criação de novos produtos. Outro benefício citado é que o custo para adicionar novos produtos e entrar em novos mercados é geralmente menor, pois você não enfrenta despesas iniciais semelhantes. A inclusão de novos produtos a sua linha também diminui o risco de fracasso do negócio, de modo que se um dos seus produtos declinar, pode-se ter outras alternativas de receita.

Desafios

A extensão da marca nem sempre faz sentido, mesmo para marcas de renome. De acordo com a Brand Extensions Research, estender marcas bem conhecidas e estabelecidas pode prejudicar demais a identidade da marca. Exemplos clássicos incluem as marcas Kleenex e Xerox. Essas são marcas que se tornaram tão sinônimo de seus produtos originais (tecido facial e máquinas copiadoras, respectivamente) que elas lutaram duramente para ampliar suas linhas de produtos.

Marca única

Uma pergunta clássica é verificar se as extensões do produto ou da marca estão se expandindo com uma filosofia de marca única ou marca independente. Joe Hice discute essas duas filosofias distintas em seu artigo "Is NC State University a Branded House or House of Brands? (A NC State University é uma marca única ou uma marca independente?)", afirmando que uma marca única existe quando a grande marca é alavancada na adição de novos produtos. Isso é comum quando a marca se presta à diversificação (por exemplo, a reputação de alta qualidade). Uma marca independente é quando uma grande marca adiciona novos produtos, mas os rotula com distintas identidades de marca, pois faz mais sentido do que vender o novo produto sob o grande rótulo da marca.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...