De onde vêm as extensões de cabelo?

Escrito por demetria dixon | Traduzido por rodrigo gammaro alves nunes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
De onde vêm as extensões de cabelo?
Extensão de cabelo (Comstock/Comstock/Getty Images)

Outras pessoas estão lendo

O negócio de extensões de cabelo

As extensões de cabelo vêm de várias partes do mundo. Ásia, Leste europeu e Índia são apenas alguns dos lugares onde elas se tornaram um produto altamente comercializado. Entretanto, dependendo da proveniência do cabelo, a qualidade pode ser preocupante. As palavras "Cabelo 100% humano" não garantem a qualidade. Deixar o cabelo crescer para servir de extensões é um trabalho sério. Alguns dos homens e mulheres que o fazem, devem seguir uma dieta especial que garante que seus cabelos serão saudáveis, bem nutridos e da melhor qualidade.

Ásia

A maior parte do cabelo que se encontra nos estoques locais vem da Ásia. Várias mulheres de províncias distantes têm seu cabelo recolhido, e para muitas famílias, esse é o único meio de sustento. O cabelo asiático é normalmente muito liso e preto. Para manipulá-lo em várias colorações e estilos, ele é sujeito a vários processos que o danificam. É tratado com silicone e outros produtos químicos para torná-lo brilhante e lustroso, mas qualquer xampu retira esses produtos, deixando o cabelo danificado e intratável.

Leste europeu

Os comerciantes de cabelo o obtém de coletores que viajam para as regiões mais afastadas do Leste europeu convencendo mulheres jovens e pessoas humildes a rasparem seus cabelos. A maioria dessa mulheres recebe uma quantia irrisória comparada ao valor verdadeiro.

Os clientes prezam o cabelo do Leste europeu por sua coloração naturalmente loira e clara. A cor natural diminui o número de processos pelos quais o cabelo precisaria passar. A maior parte do cabelo loiro vendido como extensão é tingida, tratada ao extremo e de estrutura caucasoide. Pela diferença de textura, as extensões desse tipo de cabelo podem não dar certo com outros tipos de estrutura como a do cabelo asiático ou africano. A sensação do pop britânico, Jamelia declarou que muitos comerciantes de cabelo não têm ideia de onde os coletores o obtêm (Ver referências).

Índia

Muito do cabelo cultivado na Índia é cabelo de "templo". Como atestado de fé Hindu, homens e mulheres jovens têm seus cabelos raspados, e isso tem sido causa de controvérsias. De acordo com o site "Britain's Daily Mail Online", muitos desses fiéis devotos não são nem pagos por suas mechas. O templo Hindu, localizado nas colinas verdejantes da cidade de Tripalu, recebe cerca de 20 milhões de peregrinos por ano. A manutenção do templo custa R$245 milhões anualmente. A maior parte da renda vem da venda de cabelo humano. Os peregrinos sacrificam seus cabelos ao deus "Vishnu" num processo chamado de "Tonsura". O cabelo então é misturado, lavado e tingido para o mercado.

Devido a práticas como essas, muitas pessoas decidiram parar de usar extensões de cabelo. Jamelia terminou recentemente um documentário sobre o mercado de extensões de cabelo humano.

Cabelo Remy

O cabelo Remy, um subtipo de manufatura de cabelo humano, é cabelo de "cutícula", ou seja, tem suas cutículas intactas e todas apontando para a mesma direção. Isso proporciona um realce no brilho e na maleabilidade, resistindo ao emaranhado comumente encontrado em cabelos cujas cutículas estão em direções diversas. O cabelo Remy é cortado o mais próximo possível da raíz, com a atenção de deixar todas as cutículas na mesma direção. Isso faz com que extensões desse tipo sejam mais parecidas com o próprio cabelo de quem as usa. O cabelo virgem, segundo mais procurado depois do Remy, não passou por nenhum processo a não ser lavagem e embrulho.

É esperado que se pague um bom preço pelo cabelo Remy. Nas áreas mais valorizadas, se encontra cabelo de melhor qualidade, que dura mais tempo e resiste a ajustes. Pesquise antes de comprar. Se você não pode comprar extensões de alta qualidade, conheça os produtos que ajudam a aumentar a durabilidade das suas extensões. (Ver referências)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível