Mais
×

Como exterminar colmeias de abelhas no solo

Atualizado em 19 julho, 2017

Há muitas variedades diferentes de abelhas, que vão desde a social e agressiva abelha jaqueta amarela e a solitária e dócil mamangava, até a lucrativa abelha de colmeia e o zangão peludo, por excelência. Desses tipos de abelhas, existem várias subespécies que podem ser distintamente diferentes umas das outras. Em vez de construir sua colmeia frágil como um papel, sobre o solo ou em uma árvore, essas abelhas preferem cavar túneis para cuidar de sua comunidade e rainha.

Instruções

As colmeias podem existir acima e abaixo do solo, dependendo do tipo de abelha na colônia (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

    Local

  1. Identifique a localização da colmeia ou ninho de chão que precisa ser exterminado. Utilize vestuário de proteção para evitar picadas. Certifique-se de que não há nenhuma pele exposta. Apesar de sua reputação ser dócil, qualquer abelha que sentir que sua casa ou rainha está ameaçada pode ser agressiva. Procure por pequenos montes de sujeira e pequenos buracos de aproximadamente 1,25 cm de diâmetro. Uma colmeia de chão terá várias saídas e entradas, por isso é importante localizar o máximo de buracos quanto possível para garantir que todas as tocas sejam destruídas.

  2. Despeje a mistura de água e sabão nos buracos para inundar as tocas e túneis. A água morna e sabão mata as abelhas, impedindo-as de serem capazes de voar ou mover-se rapidamente através dos túneis. Elas vão ser encharcadas com água e o sabão deixará suas as e pernas pegajosas e descoordenadas. As abelhas serão lavadas para os pontos mais baixos da toca e serão incapazes de sair. Pode haver algumas situações onde a água e o sabão não matarão todos da colônia, sendo necessário o uso de inseticidas.

  3. Polvilhe o inseticida perto de todas as entradas e saídas que possam ser localizadas. Um produto seco, em pó é mais eficaz quando é pulverizado onde as abelhas passam todos os dias, então todas ficam contaminadas com o veneno. Inseticidas secos funcionam melhor do que os molhados para abelhas em tocas, pois não há nenhuma garantia de que um produto molhado atinja todos os túneis e áreas de ninhos. A maioria dos produtos terá instruções para uso seguro, especialmente se a colmeia estiver localizada perto de animais de estimação ou de um lugar frequentado por crianças. Tome precauções básicas, como o uso de luvas durante o manuseio do inseticida e mantenha a substância longe dos olhos e boca.

  4. Molhe o solo com água após a colmeia de chão tiver tem sido exterminada. Dependendo dos inseticidas que foram usados, plante grama ou outras folhagens na área para desencorajar as abelhas de repovoamento. As abelhas de tocas são atraídas por áreas abertas de solos bem drenados, para que as plantas e a umidade possam agir como um impedimento.

Dicas

  • As abelhas também são sensíveis a mudanças extremas de temperatura, então usar água extremamente quente ou fria ao colocar a solução de água e sabão pode aumentar o impacto negativo que tem na saúde das abelhas.

Aviso

  • Abelhas podem ser perigosas quando ameaçadas e agressivas. Seja cauteloso, especialmente se tiver alergia ou sensibilidade a picada de abelha.

O que você precisa

  • Roupa de proteção contra abelhas
  • Balde
  • Sabão (detergente ou de lavanderia) e mistura de água
  • Inseticidas (se necessário)
  • Água
  • Plantas/grama (opcional)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article