×
Loading ...

Como exterminar as tesourinhas

As tesourinhas se parecem com baratas, mas são menores e, muitas vezes, avermelhadas. Esses insetos são inofensivos às pessoas, porém podem danificar floreiras e jardins. Elas raramente mordem, no entanto quando o fazem não dói muito. Entram para se esconder, mas não fazem ninhos ou se alimentam dentro de casa. A chave para eliminá-las é matar as que já entraram e tornar a área ao redor da casa desagradável para elas.

Instruções

Embora pareçam perigosas, as tesourinhas são inofensivas aos humanos (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Aspire ou mate com as mãos as tesourinhas que encontrar em casa.

    Loading...
  2. Despeje óleo vegetal em uma lata de atum como isca e coloque-a nos pontos de entrada suspeitos de atrair o maior número de tesourinhas.

  3. Verifique as latas todas as manhãs e jogue as tesourinhas presas em um balde com água e sabão para matá-las. Reabasteça as latas e recoloque-as.

  4. Aplique inseticidas indicados para o controle da tesourinha — iscas, pós, sprays ou líquidos — nos esconderijos diurnos fora de casa. Leia o rótulo para saber se são seguros para o uso interno. Sabonetes inseticidas matam por contato, mas não têm efeitos residuais. Os melhores lugares para ser tratar com sprays são áreas externas como canteiros de flores ou adubadas.

  5. Borrife inseticida ou coloque pó de ácido bórico na fundação exterior da casa, bem como em uma área 60 a 90 cm de terreno ao lado da parede para matar as tesourinhas que estiverem presentes e para evitar que outras entrem.

  6. Aplique ácido bórico nos rodapés, rachaduras nos pisos e ao redor de portas e janelas para matá-las quando entrarem em casa.

Loading...

Dicas

  • As tesourinhas preferem plantas, como dálias, calêndulas, alface e batata. Elas também gostam de musgos e algas. Plante-os longe de casa para evitar atraí-las.
  • Quintais ensolarados e expostos têm menos problemas com tesourinhas, apare os arbustos e não regue demais as plantas e canteiros de flores no quintal.
  • Remova todos os locais que possam servir de abrigo do lado de fora da casa. Esses insetos preferem áreas que estejam na sombra, repletos de vegetação, tábuas ou adubo orgânico.
  • Calafete lacunas e buracos em torno das janelas, portas e paredes por toda a casa para evitar que entrem.
  • Construa uma barreira seca em torno da fundação da casa, substituindo as aparas de madeira ou palha por pedras ou outro material seco para tornar a área menos atraente às tesousinhas. Uma camada de pedregulhos ajudará a melhorar a drenagem em torno da fundação e criará uma superfície que as repelirá.
  • Remova a lenha empilhada contra a casa, qualquer planta desnecessária e adubo orgânico da fundação.
  • Substitua as tampas de poço que estejam soltas ou mal encaixadas por outras mais adequadas que evitarão que os insetos escalem e entrem. A área ao redor e embaixo da tampa solta é escura e úmida, ideal para as tesourinhas. Uma vez dentro, os insetos podem cair na água e morrer, aumentando a contaminação potencial do poço. Embora não sejam consideradas um risco à saúde, é melhor substituir as tampas para evitar que caiam na água.

O que você precisa

  • Aspirador de pó
  • Inseticida
  • Lata de atum
  • Óleo vegetal
  • Água com sabão
  • Calafetagem

Referências

Loading ...
Loading ...