O que é a extração de café de água fria?

Escrito por michael judge | Traduzido por gabriel tomicioli da silveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é a extração de café de água fria?
Você pode obter uma boa xícara de café utilizando apenas água fria (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Em diferentes épocas e países diferentes, o café tem sido feito de maneiras variadas, incluindo a fervura, maceração e filtragem. Seja qual for o método, o café sempre foi feito com água quente. Um método alternativo que tem sido usado desde 1960, mas só agora está se tornando amplamente conhecido, usa água fria em seu lugar. Embora possa levar algum tempo para se acpstumar, a idéia parece ter suas vantagens.

Outras pessoas estão lendo

A química do café

O café é feito usando a água para extrair uma grande variedade de produtos químicos do pó de café. Aproximadamente um por cento de uma xícara de café é composto por vários compostos de grãos dissolvidos na água. Estes incluem compostos aromáticos, óleos, ácidos e, claro, cafeína.

Preparação tradicional

Produtos químicos sempre se dissolvem mais rápida e facilmente em um solvente quente, então ao longo da história a água quente tem sido usada para fazer café. Isso garante que todos os produtos químicos saborosos entrem na água, e que não seja preciso muito tempo para fazer o café. O copo ideal é feito por extrair apenas a quantidade certa de produtos químicos, e isso geralmente requer uma temperatura de água de cerca de 93 graus Celsius. O uso de água mais quente pode obter mais café a partir da mesma quantidade de grãos moídos, mas também extrai algumas substâncias químicas diferentes, que darão ao café um sabor amargo.

O processo de preparação a frio

Café fresco frio é feito através da mistura de 450 gramas de pó de café com 9 xícaras de água em temperatura ambiente. Um copo de água é adicionada a um recipiente de preparo, seguido por metade do café, depois mais 4 xícaras de água. Adiciona-se então o resto do café, seguido do resto da água. A mistura não é agitada, embora a água deverá ser adicionada cuidadosamente, de modo que todo o café seja molhado. A mistura é deixada em repousar à temperatura ambiente durante 12 horas, depois filtra-se para produzir cerca de 6 xícaras de café concentrado.

Beber café com preparo frio

O concentrado pode ser guardado no frigorifico durante duas semanas. Para fazer uma xícara de café, basta misturar uma parte do concentrado com três partes de água ou leite. Para obter uma xícara de café quente, você pode pré-aquecer a água ou leite, ou você pode misturar primeiro e, em seguida, aquecer a mistura no microondas.

Vantagens

Uma vez que o processo de água fria não dissolve muito dos produtos químicos a partir dos grãos de café como a água quente faz, os níveis de várias substâncias químicas amargas ou ácidas são mais baixos. Algumas pessoas acham que, por esse motivo, o café feito frio tem um sabor mais suave, e é recebido mais facilmente pelo seu estômago. Café fresco frio também mantém bem quando refrigerado e rende mais a partir da mesma quantidade de grãos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível