Mais
×

Como extrair gás metano

Atualizado em 17 abril, 2017

Como as pessoas ao redor do mundo têm procurado maneiras de proteger o meio ambiente, uma ênfase maior têm sido colocada na utilização de gás metano, ou biogás, para a geração de energia elétrica. O gás é criado a partir de animais e resíduos urbanos. Estudos dos principais cientistas do mundo mostram que o gás metano contribui para o aquecimento global, no entanto, muitos desses cientistas reconhecem a capacidade de se utilizar o gás para gerar energia elétrica, um método que até mesmo pessoas de países menos desenvolvidos utilizam. Agricultores na América do Norte e na Europa ligam geradores a gás a biodigestores para utilizar o metano.

Instruções

As vacas produzem esterco, que, por sua vez, produz o gás metano (cow. cow in farm/field image by L. Shat from Fotolia.com)
  1. Misture o esterco antes de colocá-lo no biodigestor. As bactérias o decompoem para produzir o gás metano.

  2. Ligue o calor do biodigestor; aumente a temperatura para cerca de 36,7 a 39,4°C. Mantenha o esterco nesse limite para o processamento.

  3. Adicione água gaseificada para acelerar a decomposição. Isto é útil sobretudo quando os níveis de nitrogênio do esterco são altos, o que ocorre geralmente quando ele está seco. Adicione o suficiente para deixá-lo úmido como esterco fresco. O metano subirá ao topo do biodigestor, e este irá coletá-lo.

Dicas

  • Após o biodigestor ter coletado o metano, você poderá equipar um gerador a gás para operar com ele.
  • Utilize o esterco usado para enriquecer rações de animais ou como fertilizante. Muitos nutrientes, além de fósforo, amônia e potássio, são encontrados no esterco.

Aviso

  • Teste o esterco usado para resíduos de pesticida antes de alimentar os animais.

O que você precisa

  • Resíduos urbanos ou esterco de animal
  • Biodigestor
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article