Como extrair ouro com uma peneira rotativa trommel

Escrito por brian hiser | Traduzido por isabel ferreira
Como extrair ouro com uma peneira rotativa trommel
As peneiras trommel têm bons índices de recuperação quando usadas na mineração (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Para entender o papel da peneira trommel na mineração, considere primeiro uma caixa eclusa -- ela é eficaz, mas deve ser instalada em água corrente. Se você quer escavar no alto, longe da água, para evitar carregar baldes pesados de material para a caixa eclusa, use um highbanker. Ele é basicamente uma caixa eclusa com um mangueira e uma bomba, permitindo que você bombeie a água necessária do rio para a máquina. Assim, o problema está resolvido. Em seguida, você cava e bate o barro. Entretanto, o highbanker não processa o barro muito bem. Neste ponto, introduza a trommel. Ela rola o material em um tambor enquanto borrifa água, dividindo o barro e lavando o ouro solto das pedras. Assim, ela é mais versátil do que o highbanker, que é mais versátil que a caixa eclusa. Isso torna a trommel popular entre os mineiros, de amadores individuais a grandes operações comerciais.

Instruções

  1. 1

    Selecione o tamanho certo da peneira trommel. Elas variam de máquinas movidas a baterias pequenas, que podem ser levadas a áreas remotas, a trommels de tamanho comercial, movidas a grandes motores a diesel. Considere tamanho, peso, tipo e quantidade de energia exigidos, quantidade de água necessária e capacidade de processamento ao fazer sua escolha.

  2. 2

    Instale-a perto de uma fonte de água. Uma trommel deve ter água ao alcance de sua mangueira de entrada.

  3. 3

    Classifique o material, se necessário. As trommels menores não serão capazes de processar pedras grandes. Primeiro, execute o material conforme a classificação. Por exemplo, se a trommel está classificada para materiais de 1 cm ou menores, execute-a primeiro com uma tela de 1 cm. Você pode usar um detector de metal para verificar um material muito grande; seria uma pena perder uma pepita de ouro ou uma pedra valiosa por ser muito grande.

  4. 4

    Alimente com material. As trommels são máquinas simples. Insira o material no funil. Ela elimina resíduos em uma extremidade e libera o minério aurífero na outra, dentro de um sistema de recuperação de algum tipo -- geralmente uma caixa eclusa. Algumas trommels têm a habilidade de separar as pepitas maiores e terão uma área de saída apenas para elas.

  5. 5

    Limpe a eclusa e recupere o ouro dos concentrados. O material da eclusa deve ser deslocado primeiro. Em seguida, use um sistema de recuperação, como uma tigela ou uma panela espiral, para separar o ouro da areia escura.