on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer um extrator de óleo de semente

Os óleos das sementes são usados há milhares de anos. O primeiro extrator de óleo de semente nada mais era do que um almofariz e um pilão. As sementes eram trituradas e o óleo surgia. Atualmente, os óleos das sementes são utilizados de diversas maneiras. Sementes de girassol, amendoim e sementes de uva são excelentes óleos culinários. Óleo de coco e de karité são utilizados em hidratantes e cosméticos. O óleo de rícino é usado como base para muitos medicamentos. Embora extrair o óleo das sementes em larga escala requeira uma prensa especializada, há maneiras de extrair o óleo em casa, em pequena escala.

Instruções

O óleo da semente do algodão é utilizado em alimentos e tintas (Cotton plant -3 image by Alexey Burtsev from Fotolia.com)

    Como fazer o extrator de óleo de semente

  1. Dobre o tecido, de modo que as ourelas fiquem juntas. Costure as bordas cruas juntas, dos dois lados. Vire-o de dentro para fora.

    Loading...
  2. Faça uma dobra de quatro centímetro na parte inferior do saco e costure ao longo dela.

  3. Coloque ilhós de cada lado, na parte superior do saco, a cinco centímetros da borda dele. Eles podem passar através da parte da frente e de trás do saco. Certifique-se de que ainda consiga alcançar facilmente dentro do saco, entre os ilhós.

  4. Abra os chaveiros e passe os ilhós por dentro deles.

  5. Corte o cabo de vassoura ou a cavilha no meio, com a serra manual. Passe uma metade através dos anéis metálicos, na parte superior do saco. Passe a outra metade através da bainha, na parte inferior do saco. Quando segurar as duas varas juntas, o saco ficará pendurado como uma rede vazia entre elas.

  6. Lave o saco com bastante sabão e água quente. Lavá-lo após fazer as costuras e instalar os ilhós evita que o tecido desfie nas bordas.

    Como extrair o óleo

  1. Escolha a semente que quer usar. As sementes de girassol são um exemplo facilmente disponível.

  2. Retire as cascas e as palhas das sementes. Lave e seque as sementes no forno, a 180 graus, durante uma hora. Verifique a umidade das sementes. Se ainda estiverem úmidas, seque-as durante mais um tempo. O calor não resseca o óleo.

  3. Despeje as sementes mornas no processador de alimentos e triture-as até formar uma pasta. Nesse ponto, se for colocada em uma jarra de vidro, o óleo surgirá da papa, como acontece com a manteiga de amendoim natural.

  4. Coloque a papa no meio do saco. Segure as cavilhas de madeira de modo que o saco fique pendurado entre elas. Coloque a tigela ou o prato para planta embaixo do ponto mais baixo do saco, para coletar o óleo. Você pode deixar o saco pingar durante a noite, ou passar direto para o passo seguinte.

  5. Segure uma das cavilhas firmemente. Peça para um amigo segurar a outra cavilha. Com o saco suspenso acima da tigela ou do prato para planta, gire as cavilhas em direções opostas. Isso torce o saco e pressiona mais óleo para fora das sementes amassadas.

Loading...

Dicas

  • Após tirar a papa do saco, torça-o em cima da tigela, para extrair o óleo absorvido pelo tecido.

Aviso

  • Nunca utilize sementes mofadas. Muitos fungos contêm substâncias cancerígenas ou tóxicas.

O que você precisa

  • 50 cm de musselina crua
  • 2 ilhós resistentes
  • 2 chaveiros metálicos grandes, com 4 cm de diâmetro
  • Serra manual
  • Cabo de vassoura de madeira ou cavilha com 2,5 cm de diâmetro
  • Processador de alimentos ou liquidificador
  • Tigela grande ou prato de plástico para vaso de planta
  • Outra pessoa

Referências

Loading ...
Loading ...