Fabricantes de automóveis japoneses

Escrito por richard rowe | Traduzido por fernanda m. blauvelt
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Fabricantes de automóveis japoneses
Muitos carros de qualidade vêm da terra do sol nascente (Blue World ( one shot during cruisin at nikko,japan) image by Spice from Fotolia.com)

O único período de crescimento da indústria automotiva que substituiu um já ocorrido no Japão, logo antes da Segunda Guerra Mundial, foi nos anos seguintes à sua derrota. As companhias de engenharia e de fabricação de ferramentas que antes haviam construído navios, barcos e aviões para o império, começaram a estabelecer companhias automotivas logo após o seu colapso, o que ajudou a reconstruir a nação direcionando-a inteiramente à sociedade moderna que é hoje.

Outras pessoas estão lendo

Dome

Literalmente traduzida como "sonho de criança", a Dome foi inaugurada em 1975 com o objetivo de construir os carros de corrida mais rápidos do Japão. Ela continua como uma presença poderosa na Fórmula 1 e na corrida de Protótipos.

Honda

Soichiro Honda teve seu início construindo pistões para a Toyota, cuja fábrica havia sido destruída em um terremoto. Mais tarde, Honda correu atrás de sua ideia de incorporar pequenos motores em bicicletas e, em 1964, era o maior fabricante do mundo de motocicletas. Honda começou a fazer automóveis em 1963 (o primeiro foi a picape T360) e ainda é uma grande força no mercado atual.

Isuzu

A Isuzu começou como uma joint venture entre a Tokyo Ishikawajima Shipbuilding e a Tokyo Gas and Electric em 1916. Isuzu assinou uma fusão com a General Motors em 1971 e continuou com ela desde então. Todos os modelos Geo da GM eram Isuzus com o símbolo trocado. A companhia retirou esses veículos em 2009, mas muitos ainda são vendidos como veículos da GM.

Mazda

A Mazda (cujo nome deriva de um deus da sabedoria no zoroastrismo) entrou nos negócios em 1920 e produziu uma grande quantidade de armas de fogo para o exército japonês (incluindo o rifle Type 99). Ela ganhou fama nos Estados Unidos com seus motores poderosos de elevadas rotações. O motor rotativo "Renesis" (encontrado no excelente RX-8) ganhou o "International Engine of the Year" em 2003.

Mitsubishi

A Mitsubishi abriu suas portas em 1917 e desde então tem pertencido ou se aliado à Daimler-Chrysler, Hyundai, Volvo e Peugeot. A Mitsubishi construiu o primeiro carro esportivo a ter tração integral, baseada em um sistema pioneiro presente no Eagle Crossover da AMC. Ela também fabricou caças de peso leve A6M2 Zero, que atacaram Pearl Harbor.

Mitsuoka

A Mitsuoka tornou-se conhecida em 1968 construindo carros esportivos que competiam fortemente com Jaguars e Aston Martins, populares na Europa. A companhia continua como uma fábrica de carros sob encomenda, com planejadores e produção de baixo volume, comparável com a Saleen nos Estados Unidos.

Nissan

A Nissan começou como Datsun, em 1914. A companhia ganhou o atual nome na década de 30, quando foi comprada pela Nippon Sangyo (o nome Nissan foi uma abreviação usada para identificar a Nippon Sangyo na bolsa de valores dos Estados Unidos). O nome Datsun voltou conforme se expandiam nos EUA na década de 70, principalmente porque a Nissan queria uma segunda chance se ninguém gostasse de seus carros. Um de seus veículos mais famosos é o Skyline, que foi originalmente adquirido da companhia rival Prince.

Subaru

A Subaru começou como The Aircraft Research Laboratory (1917) e ganhou o atual nome quando as Indústrias Fuji Heavy a compraram em 1954. A Subaru copiou o sistema de tração integral da AMC em 1972 e, duas décadas depois, era conhecida por tê-lo em todos os carros produzidos. A Subaru é uma das únicas duas fábricas no mercado americano que regularmente utiliza motores horizontalmente opostos ("flat" ou "boxer"). A outra é a Porsche.

Toyota

A Toyota começou em 1933 como uma divisão da Toyota Automatic Loom Works. A companhia entrou nos Estados Unidos no início dos anos 80 com o Corolla, e possui seis fábricas importantes em solo americano.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível