×
Loading ...

Faça você mesmo um biombo japonês

Atualizado em 19 julho, 2017

Usado como um divisor de quartos ou como decoração de um cômodo, os biombos japoneses são muitas vezes feitos de três painéis. Por volta do século 19, esses biombos tornaram-se populares no mundo ocidental e permaneceram em uso desde então. Eles são relativamente fáceis de fazer e podem ser modificados de acordo com suas necessidades de decoração específicas.

Instruções

Você pode usar bambu para seus biombos ou alternar com papel de arroz ou tecido (bamboo rug image by Stepanov from Fotolia.com)
  1. Meça e corte seis placas de madeira, todas do mesmo tamanho, na altura desejada do biombo. Esses serão os lados do biombo, dois para cada um dos três painéis. Também meça e corte seis placas de madeira mais curtas, todas do mesmo tamanho, para atuarem como a parte inferior e superior da estrutura do biombo. Meça-as da largura que você quer que o biombo tenha.

    Loading...
  2. Junte as peças da estrutura do biombo para formar um retângulo, certificando-se de que as peças menores estejam entre os topos das peças mais longas. Pregue as partes em conjunto, mas para um maior apelo estético, faça pequenos buracos em cada extremidade das peças curtas e nas laterais das partes mais longas. Certifique-se de que as linhas estejam quadradas, para que a estrutura do biombo seja totalmente suave na hora de ser dobrada. Coloque a extremidade de uma bucha de madeira na ponta da peça curta e a outra extremidade na parte superior da peça longa. Gentilmente martele o outro lado da peça longa, de modo que ambas se encaixem. Repita esse procedimento para cada canto.

  3. Lixe os cantos e as quinas para um acabamento agradável e pinte os três painéis da cor desejada.

  4. Serre o painel de 15 cm x 15 cm no comprimento da ponta menor da estrutura, de modo que eles se encaixem longitudinalmente. Pinte os painéis para coincidirem com o resto da estrutura. Estes atuarão como o biombo interno. Cole-os no lugar, com intervalos iguais ao longo do comprimento. Repita este passo para cada painel.

  5. Corte a cortina de bambu para caber dentro do biombo. Espalhe cola sobre os painéis de 15 cm e ao longo do interior da estrutura. Coloque a cortina no biombo. Cole os painéis no lugar sobre o bambu, do mesmo modo feito do lado oposto. Faça o mesmo para cada um dos dois painéis restantes.

Loading...

Dicas

  • Certifique-se de que as medidas sejam precisas para que seu biombo seja resistente e tenha uma aparência profissional.

O que você precisa

  • Serra
  • Placas de madeira (as medidas dependem do tamanho desejado do biombo)
  • 12 buchas de madeira finas
  • Painel de 15 cm x 15 cm (as medidas dependem do tamanho desejado do biombo)
  • Martelo
  • Lixa
  • Tinta
  • Cola de madeira
  • Cortinas de bambu (medindo o mesmo comprimento da altura desejada do biombo)
  • Quatro dobradiças

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...