Faça você mesmo carpintaria

Escrito por troy dooly | Traduzido por humberto cesar peterson
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Faça você mesmo carpintaria
Marceneiro (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Marceneiros novos do tipo "faça-você-mesmo" costumam se perguntar, "como eu devo começar neste ramo? Que design de marcenaria criar? Que ferramentas e quais materiais eu devo ter para cada projeto?" Neste artigo iremos abordar os conceitos básicos e as respostas para essas questões comuns na marcenaria.

Outras pessoas estão lendo

A marcenaria básica do "faça-você-mesmo (DIY)"

Planejar o layout da sua marcenaria em casa é a parte mais difícil de começar. Não importa o quão pequena ou grande a sua marcenaria seja, há três itens que ela deve ter: um sistema de coleta de poeira, uma bancada bem construída e uma ótima iluminação. Já os armários, serras, tornos, furadeiras, etc. Podem ser de diferentes quantidades e tamanhos, porém, a bancada, a iluminação e o sistema de coleta de poeira devem ser de ótima qualidade, pois interferem diretamente na saúde do trabalhador.

Materiais da marcenaria

Decidir o quanto de madeira você deve ter vai depender do tipo de projeto que você pretende fazer. Existem materiais que todo marceneiro deve ter na sua marcenaria, itens como vários tipos de lixa, luvas de borracha e pregos. Cada marceneiro deve ter uma lista dos materiais mais utilizados e sempre ter um estoque dos mesmos, desse modo nunca irá faltar no meio do projeto.

Equipamentos básicos para marcenaria

Quando se começa a trabalhar com marcenaria, nem todo marceneiro pode pagar os melhores equipamentos mencionados anteriormente. Mas, para grande parte dos equipamentos existem versões mais simples e baratas. Cada equipamento deste custa cerca de 200 reais e estão disponíveis em varias lojas. Com o passar do tempo, você irá fazer vários tipos de trabalho na madeira, desde brinquedos a móveis, e para cada tipo de trabalho você vai precisar de um tipo diferente de serra, um tipo diferente de lixadeira, etc. Portanto, compre somente o que for necessário para o projeto atual, e conforme você for fazendo novos projetos, a sua lista de equipamentos aumenta, e no fim não será necessário comprar mais nada.

Ferramentas manuais mais utilizadas

Quando se trata de ferramentas manuais, a maioria dos marceneiros tem vários estilos diferentes de uma mesma ferramenta, isto se deve ao fato de que cada estilo faz algo que o outro não faz, às vezes é apenas um pequeno detalhe, mas faz toda a diferente no projeto. As ferramentas manuais mais comuns são martelos, plaina, furadeiras, serras, chaves de fenda, lixadeiras de mão, roteadores, serras de enfrentamento e cinzéis. Como já dito, cada uma destas ferramentas vem em uma variedade de formas e tamanhos.

Conselho de um madeireiro

Madeira como um hobby ou como profissão é um dos ofícios mais gratificantes e relaxantes que uma pessoa pode dominar. Uma dica de segurança: quando for montar uma marcenaria e for comprar as ferramentas e os equipamentos de carpintaria, fique longe dos mais baratos, já que tendem a ter menos recursos de segurança.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível