on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Faça você mesmo um cenário de teatro

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os cenários de teatro são grandes peças feitas de madeira e pintadas, que são colocadas nos palcos para servir de cenário para uma peça ou evento. Por exemplo, se você estiver fazendo um cenário para o final do Ato 1 do musical "West Side Story", você pode construir várias peças e pintar tijolos para mostrar o prédio em que acontece o "The Rumble".

Instruções

Cenários podem ser feitos com peças específicas, como árvores (Adam Taylor/Digital Vision/Getty Images)
  1. Determine o tamanho da sua peça de cenário. O tamanho será determinado pela visão artística do diretor e do departamento de arte, assim como as demandas do material em termos de cenário. Por exemplo, digamos que você esteja construindo uma peça plana, com 30 centímetros de largura e 60 de altura, que é um tamanho padrão comum.

    Loading...
  2. Corte duas das peças de madeira na metade usando a serra. Use uma fita métrica e um lápis para garantir a precisão. Você usará três dessas peças para a moldura do plano. Separe a quarta para o apoio.

  3. Disponha os materiais para formar sua peça de cenário. Cada moldura será feita de duas peças de madeira, de 2,5 x 10 x 60 centímetros, nas laterais e três peças de 2,5 x 10 x 30 centímetros no topo, meio e fundo, respectivamente. A viga do meio é chamada de transversal.

  4. Monte as juntas da sua moldura, usando uma furadeira com broca para parafuso, e coloque dois parafusos em cada local onde duas peças de madeira se juntam. Eles são os quatro cantos e cada lado da transversal, localizada no meio da moldura. Os quatro cantos e os dois lados, juntos, somam seis lugares onde as madeiras se juntam.

  5. Use uma serra para cortar seis triângulos, todos com lados iguais, de 15 centímetros de compensado. Marque os triângulos usando a régua e o lápis, para garantir precisão.

  6. Coloque cada triângulo sobre as seis juntas na moldura. Dois lados dos triângulos terão a madeira como apoio, enquanto o outro ficará livre.

  7. Junte os triângulos de compensando usando a furadeira e os parafusos. Os três cantos de cada triângulo irão tocar a moldura. Insira um parafuso em cada ponto.

  8. Vire ao contrário a moldura. O lado com os triângulos de compensado deverá ficar para baixo agora.

  9. Coloque a peça de compensado sobre a moldura, de forma que esteja alinhada em todos os lados.

  10. Prenda o compensado na moldura usando os parafusos e a furadeira. Coloque um parafuso a cada 7 ou 10 centímetros ao longo do topo, fundo e dos dois lados.

  11. Vire novamente a peça de cenário. Agora, o compensando estará virado contra o chão.

  12. Prenda a quarta peça de madeira que você separou no passo 2 à base da moldura, usando os parafusos e a furadeira. Essa peça ficará levantada para o ar, sendo perpendicular à moldura e formando um ângulo de 90° onde ficará presa. Em que lado você irá prender o apoio fica a seu critério.

  13. Prenda a última peça de madeira na parte externa a moldura, e do apoio que você acabou de prender no passo 12, usando os parafusos e sua furadeira, colocando dois parafusos em cada junta.

  14. Coloque a peça de pé, de forma que fique apoiada pela madeira de apoio.

  15. Pinte a peça do cenário conforme desejar. Use rolinhos grandes ou spray para cobrir grandes espaços em pouco tempo. Use pincéis menores para um trabalho mais detalhado. Certifique-se que você dê a cada camada tempo suficiente para secar, acrescentando depois outra camada de tinta ou trabalho mais detalhado.

Loading...

Dicas

  • Uma vez construídas, armazene suas peças para o próximo ano. Depois de decidir que peça ou musical fazer, transforme as peças pintando novamente para o novo cenário.
  • Ao montar várias peças em fileira, espere para pintá-las até que estejam presas juntas no palco. Isso irá eliminar buracos ao longo das fendas, assim como garantir que seu cenário será consistente.
  • Ao invés de compensado, algumas pessoas colocam telas na moldura. Ao invés de parafusos, use pregos de 1 centímetro (meia polegada) para prender as telas. Porém, ainda use os parafusos para construir a moldura e o apoio.

O que você precisa

  • 5 peças de madeira de 2,5 x 10 x 60 centímetros
  • Fita métrica
  • Lápis
  • Serra
  • 100 parafusos de 2 cm (3/4 polegadas)
  • Furadeira com broca para parafuso
  • Restos de compensando para os triângulos
  • 1 peça de compensando para emoldurar
  • Rolinhos de pintura, spray e pincéis
  • Tinta cênica profissional ou tinta para casas simples
  • Bandejas para tinta

Referências

Loading ...
Loading ...