Instruções para curvar o seu bambu da sorte usando arame

O bambu enrolado é um bonito enfeite e um bom presente

bamboo image by Bube from Fotolia.com

O bambu enrolado, conhecido como bambu da sorte, é bonito e requer uma manutenção relativamente baixa. Eles crescem em ambientes com pouca luz solar direta, mas muita água. Essas plantas costumam ser caras e às vezes são difíceis de encontrar. Entretanto, com um pouco de paciência e um de habilidade qualquer um pode fazer seu próprio bambu enrolado. Apesar de ele poder ser feito simplesmente ajustando a posição da exposição à luz, outra opção é usar arames.

Step 1

Consiga uma muda de bambu com pequenos brotos verdes. O bambu já duro não vai poder ser treinado. Se assegure de que a planta está enraizada em um vaso com pedrinhas ou bolinhas de gude no fundo para suportar o caule em uma posição horizontal. O vaso deve ser preenchido com água sem excesso de cloro e deve ser colocado em um local onde receba uma quantidade consistente de luz indireta durante o dia.

Step 2

Compre um arame espiralado em uma loja de jardinagem ou faça o seu próprio entortando um arame sólido na forma de uma espiral. Coloque-o no vaso com o bambu de forma que a parte reta do arame esteja paralela à planta. Prenda o caule no arame com fios ou fitas.

Step 3

Prenda a base do bambu na primeira curva da espiral de arame usando cabos de plástico ou um fio grosso. Amarre-a firmemente para que ele fique com a forma do arame, mas cuidado para não cortar a planta. Deixe a ponta do bambu solta para que possa continuar a crescer para fora. Conforme a planta cresce, vá treinando-a para que siga a forma do arame adicionando um novo ponto de fixação a cada volta que ela fizer no fio.

Step 4

Remova ou reposicione os fios que prendem o bambu ao arame cada vez que ele der outra volta completa em torno deste; ele deve começar a endurecer. Comece na base com o primeiro fio que foi instalado e cuidadosamente solte-o do bambu. Se ele ainda estiver maleável e não mantiver a forma, substitua os fios, que podem ter que ser removidos e ajustados conforme a planta engrossa. Quando ela está dura o suficiente para manter a forma em espiral, os fios podem ser retirados. Novos ramos podem crescer ou ser aparados como desejado.

eHow Brasil
×