Mais
×

Por que uma faca de chef de cozinha tem aberturas?

Atualizado em 19 julho, 2017

Facas têm variados formatos, tamanhos, estilos e modelos, tanto por motivos técnicos quanto por estética. Uma faca pode ser usada para cortar, fatiar, fazer cubinhos, descascar, ralar, distribuir e assim por diante. Porém, facas específicas são usadas para tarefas específicas e tornam alguns trabalhos mais fáceis. As facas têm aberturas e buracos porque ficam bonitas, mas também porque o fluxo de ar através da faca permite ao usuário fazer cortes mais limpos. Embora o formato e o design de cada faca seja destinado a um trabalho específico, cabe ao usuário determinar suas preferências. Sinta quais ferramentas você mais usa e o que funciona melhor para você.

Facas de cozinha (Personal Collection; varied styles and brands of knives)

Estilos de faca

Um estilo de uma faca se deve tanto à aparência quanto ao auxílio ao usuário no trabalho. Cozinheiros escolhem suas facas baseando-se na qualidade, usos, conforto e estilo — cada lâmina é desenhada para um propósito ou tarefa. Lâminas planas, arredondadas ou curvadas estão normalmente em facas de chef ou facas universais e são usadas para criar um ritmo, balanço ou fluxo para cortes de todo tipo. Lâminas serradas permitem um movimento de serrote para cortar pães, sanduíches e outros com facilidade em vez de pressão. Facas "scimitar", com uma lâmina longa e curvada, são usadas mais para trabalhos com carnes. Há facas para ossos, facas curtas, facas para sushi, facas para ostras, cutelos e muitos outros tipos e variedades diferentes. Cabe ao cozinheiro decidir que faca é mais apropriada baseando-se no estilo, conforto e tarefa em mãos.

Faca com várias aberturas pequenas

Aberturas nas facas

Facas com aberturas, "ocas" ou com buracos, criam uma facilidade de corte pela redução do atrito. O espaço vazio entre o objeto cortado e a lâmina cria uma transição suave e um corte igual, e permite que a comida caia longe da lâmina. Às vezes, uma faca aberta é escolhida por motivos especificamente estéticos, por ser mais bonita. Porém, ela serve para evitar que a comida grude na lâmina enquanto é feito o corte, permitindo um movimento mais fácil e rápido.

Faca oca

Materiais

Facas são produzidas e desenhadas há milhares de anos, progredindo à medida que novos usos foram descobertos e novos materiais se tornaram disponíveis. Originalmente feitas de pedra, ossos e madeira, a faca de cozinhar era muito parecida com a faca de caça ou de construção. As facas subsequentes eram feitas de metais mais fortes como o ferro, o cobre ou o bronze, comparáveis à adagas ou espadas. Mais recentemente, lâminas começaram a serem feitas de titânio, aço inoxidável com alta concentração de carbono, aço inoxidável, alumínio, cerâmica e plástico.

Marcas

Há muitas marcas diferentes de facas para se escolher e o usuário deve decidir qual vai usar. Algumas das marcas mais proeminentes são Henckels, Wüsthof, Mac, Victorinox, Forschner, Global e Timberline.

Considere a funcionalidade, o preço, o conforto, os custos de manutenção e as tarefas que você vai executar com as facas. Certifique-se de que você segure as facas e pratique o uso delas para perceber o que fica melhor nas suas mãos. Facas Global, por exemplo, são feitas de um pedaço de metal forjado e têm cabos feitos para segurar a mão durante o uso. Há também muitos tipos, formatos e materiais diferentes em cabos e, às vezes, estes podem ser mais importantes para o usuário que a lâmina.

Considerações

A manutenção é um dos componentes chave à vida útil da sua coleção de facas. Mantenha-as afiadas para resultados melhores! Você não quer escorregá-la e se cortar, fazer cortes desiguais, esmagar a comida contra a lâmina ou causar danos desnecessários a sua comida ou lâmina. Certifique-se de que sua lâmina esteja balanceada, que ela seja guardada com cuidado e apropriadamente, limpa e seca à mão e que ela seja usada em superfícies corretas (pranchas de corte, etc) para evitar danos.

Você deve ter no mínimo quatro facas básicas — uma faca de chef, uma faca universal, uma faca de aparar e uma faca de serra. Você pode executar quase qualquer tarefa com essas facas. Todo o resto depende do usuário, então encontre o que funciona melhor para você.

Use facas em cima de tábuas de corte
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article