Mais
×

Faça fundações em terrenos em aclive

Atualizado em 20 julho, 2017

Uma fundação bem feita é uma necessidade em qualquer projeto de construção feito para durar. Entretanto, o solo no qual você irá trabalhar nem sempre é favorável ao um nivelamento fácil, devido a aclives e morros. Construir sua fundação em nível pode acrescentar um elemento de dificuldade a seu projeto, mas isto é absolutamente necessário se você não quiser construir algo que se pareça com a Torre de Pisa e tenha uma estrutura mais frágil.

Instruções

Não importa o quê ou onde você esteja construindo, uma fundação nivelada é fundamental (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Escolha o lugar

  1. Selecione o local. Procure escolher uma área onde o aclive no solo seja o menor possível. Você pode escolher entre uma área onde o aclive divide em duas direções e que seja mais inclinado e uma área de aclive mais ameno e construir neste último lugar. Isto tornará o projeto mais simples.

    Procure um especialista para auxiliar você, caso não esteja seguro quanto ao nível do terreno (Comstock Images/Comstock/Getty Images)
  2. Coloque estacas nos pontos desejados para a fundação ou tubos. Se estiver fazendo um alicerce completo, coloque as estacas nos cantos. Ligue as estacas com barbantes. Prenda o barbante no topo e na base da estaca. Amarre uma linha em nível entre as estacas. Isto o orientará para construir a fundação nivelada.

    Amarre linhas em nível entre as estacas (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  3. Faça os buracos. Agora você possui uma escolha. Você pode cavar a fundação morro acima e na área da metade para baixo até o nível da fundação mais baixa ou você pode construir sua fundação mais baixa até o nível da mais alta. Dependendo de seu projeto, escolha uma destas opções ou ambas. Independentemente de como decidir progredir, o buraco para o seu caminho deve ser de pelo menos 40 cm de profundidade para suportar o peso.

    Cave os buracos (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)
  4. Coloque uma barra de reforço no buraco. Certifique-se de que ela esteja orientada em sentido longitudinal, transversal ou vertical. Uma gaiola pré-fabricada de reforço torna este processo mais fácil, mas não necessariamente. Construa e coloque suas formas de concreto. No caminho morro abaixo, construa a forma no nível do caminho ascendente acima do buraco. Use o nível de barbante como descrito no Passo 2 para se certificar do nivelamento. Considere a possibilidade de usar um tubo no lugar da estaca que poderá ser colocado no buraco e cortado na altura certa. Ele pode ser comprado em grandes lojas de produtos para casa e vem em vários tamanhos.

    Formas de tubos são usadas em muitos tipos de construção, incluido estradas e viadutos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  5. Nivele a superfície da fundação e prenda o fixador necessário para o projeto. Certifique-se de que a superfície está nivelada, assim como todas as seções da fundação. Faça isto colocando uma estaca em um dos extremos da fundação e esticando uma linha ao longo da superfície da função até a estaca em declive do lado oposto. Este procedimento mostrará se a fundação de fato está nivelada ou se precisa de correções.

    Use um barbante (NA/PhotoObjects.net/Getty Images)

Dicas

  • Siga corretamente as instruções quando misturar o concreto. Muita água pode torná-lo fraco e deixar a cura mais lenta. Pouca água em um mistura mal feita pode deixar lacunas no concreto ou cascalho e gerar pontos fracos, prejudicando sua eficiência.

Aviso

  • Verifique no departamento de obras de sua cidade se é necessária uma autorização antes de iniciar seu projeto.

O que você precisa

  • Nível
  • Barbante
  • Nível de linha
  • Estacas
  • Barra de reforço
  • Formas de concreto
  • Concreto
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article