×
Loading ...

Faça você mesmo um galinheiro móvel

Atualizado em 17 abril, 2017

Criar as próprias galinhas é um jeito rentável e ecológico de manter um fornecimento constante de ovos orgânicos, assim como frango para alimentação. A maioria dos criadores constroem os próprios galinheiros onde consideram conveniente na propriedade, mas se precisa mover ou realocar as galinhas, isso pode ser um problema. Construir um galinheiro móvel pode facilitar o transporte.

Instruções

Com uma gaiola móvel poderá transportar facilmente as galinhas (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)
  1. Adquira um reboque plano adequado. Normalmente são encontrados feitos de madeira com duas rodas infláveis em um único eixo. Verifique as vendas de garagem locais ou procure na internet para achar o tipo mais adequado. Tudo que precisa é uma base plana, com ou sem laterais.

    Loading...
  2. Apoie o engate do reboque para que o assoalho fique paralelo com o chão.

  3. Construa uma estrutura de 0,6 m x 1,2 m ao redor do perímetro do reboque que fique pelo menos a 1,2 m acima do assoalho. Faça espaçamentos a cada 40 cm do centro para garantir a integridade estrutural.

  4. Construa um segundo andar com compensado, acessível com uma rampa também feita de madeira dentro da armação, sustentado pela estrutura de 0,6 m x 1,2 m, 60 cm fora do assoalho do reboque, para permitir que as galinhas consigam subir mais alto para empoleirar. Essas aves são conhecidas por gostar de se empoleirar em elevações um pouco mais altas das que são alimentadas.

  5. Prenda a folha de madeira compensada no topo da estrutura para servir como um teto, para não chover dentro, nem pegar luz direta do sol nas galinhas.

  6. Envolva a estrutura com rede de galinheiro e pregue. Coloque uma porta com um pedaço pequeno de compensado, algumas dobradiças e um simples trinco, permitindo uma fácil remoção dos ovos e acesso para limpeza.

  7. Coloque as galinhas no galinheiro assim como faria se ele fosse fixo. Quando precisar transportar, puxe devagar com um veículo ou à mão. Se precisar movê-lo por longas distâncias, retire as aves, o feno, comida e água para evitar sujar a estrada com os resíduos voando através da rede.

Loading...

O que você precisa

  • Reboque velho (com engate opcional)
  • Folhas de compensado
  • Serra
  • De 2 a 4 tábuas
  • Martelo e pregos
  • Rede de galinheiro
  • Dobradiças e trincos para porta

Referências

Loading ...
Loading ...