Faça você mesmo um gerador HHO

Escrito por richard rowe | Traduzido por franklin serafim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Faça você mesmo um gerador HHO
Hidrogênio pode fazer qualquer coisa funcionar (off-road bio diesel / hydrogen powered limo image by monamakela.com from Fotolia.com)

Geradores de oxigênio-hidrogênio híbridos não são novidade; um engenheiro filipino chamado Daniel Dingel construiu seu primeiro carro movido a água já em 1968, e pessoas ainda estão fazendo o mesmo atualmente. Enquanto muitos optam por comprar uma unidade pré-fabricada (não é uma má ideia, caso você seja novo na cena do HHO e queira um equipamento já montado) muitas pessoas preferem construir seus próprios equipamentos. Como a maioria das inovações interessantes, geradores HHO dependem apenas de uma aparelhagem simples, para cumprir uma série de tarefas complexas.

Outras pessoas estão lendo

O plano

Um gerador HHO é feito a partir de uma pilha de placas de metal separadas em 3,75 mm. A pilha de placas permanece submersa em uma mistura de água e eletrólitos (maior parte de eletrólitos) e cada uma dessas placas está conectada em um lado positivo ou negativo da fonte. Ao aplicar potência às placas, ela tentará ao máximo cruzar o espaço vazio entre elas, encontrando uma fina camada de água no caminho. A corrente quebra as ligações entre água e hidrogênio e os gases resultantes borbulham para o topo da célula. O motor drena esses gases (agora chamados de oxihidrogênio ou HHO) e os usa como uma combinação de combustível e catalisador de combustível (isso ajuda a gasolina a queimar com mais eficiência).

Materiais para as células

Pode-se construir um gerador HHO "joe-cell-type" simples e eficiente com os seguintes equipamentos: dez peças de arruelas fender de aço inoxidável de 48 mm de espessura e 5 cm de diâmetro; um tubo Lexan com 31 mm de espessura, 20,32 cm de comprimento e 1,27 cm de diâmetro; um parafuso com 15,24 cm de comprimento e 63,5 mm de diâmetro e uma porca adequada; um pedaço de tubo de borracha "termorretrátil" de 12,7 cm de comprimento e 1,27 cm de diâmetro; duas hastes de soldagem para aço inoxidável; 4 arruelas plásticas de 2,54 cm de diâmetro; e duas arruelas de aço inoxidável do mesmo tamanho. O pacote completo deve custar menos de R$ 40,00, em uma loja de ferramentas local.

Preparando os materiais

Primeiramente, faça um orifício de 63,5 mm na parte plana de todas as arruelas. A maneira mais fácil para isso é prendê-las juntas temporariamente com o parafuso, como um cilindro sólido, e então furá-las todas de uma vez. Retire o parafuso, aplique o envoltório térmico sobre as peças em toda sua extensão e posicione-o com um acendedor (isso isolará as peças de parafuso das placas). Corte o tubo Lexan em partes, na placa, com exatamente 63,5 mm de largura.

Montagem da célula

Segure o parafuso com a cabeça virada para baixo e coloque sobre ele uma arruela de metal, uma de plástico e uma arruela fender grande e um espaçador Lexan. Depois, coloque outra arruela fender no espaçador, com a parte plana em 180º na oposição ao primeiro. Instale outro espaçador e repita o procedimento até usar todas as arruelas fender, certificando-se de que cada parte plana das placas está em oposição a que estiver embaixo. Retire o excesso, instale uma arruela plástica, uma de metal e uma porca de retenção.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível