×
Loading ...

Faça luminárias para aquário

Atualizado em 21 novembro, 2016

Construir seu próprio sistema de iluminação para o aquário lhe permite economizar dinheiro e adaptar o seu sistema para as necessidades específicas de seu aquário. Muitas vezes, a iluminação das prateleiras e do fundo do aquário não é suficiente para atender as necessidades das plantas e corais e os equipamentos fabricados podem ser muito caros.

Faça sua própria iluminação. (Thinkstock/Stockbyte/Getty Images)

Escolher a iluminação

Ao construir uma nova iluminação para o seu aquário, o passo mais importante é saber que tipo de luz irá precisar e que tipo irá lhe proporcionar a iluminação desejada, antes de planejar o design. Os tanques de aquário que são maiores, exigem maior quantidade luz, portanto a iluminação deve ser mais potente, como iodetos metálicos ou fluorescente compacta, e para peixes pequenos apenas uma luz incandescente simples pode ser a melhor e mais barata opção. São comercializadas todos os tipos de luz que irá precisar para cada necessidade de aquário. Com luzes mais potentes em tanques menores, a acumulação de calor pode ser um problema e deve ser tratada com o uso de ventiladores para afastar o ar quente da água.

Loading...

kits

Muitos fabricantes oferecem kits de iluminação que se adaptam ao aquário já existente. A maioria dos fabricantes de aquários grandes vendem um dossel de madeira de tamanho padrão com o tanque e kits de adaptação que podem ser comprados para atender diretamente às necessidade do tanque. Basta algumas instalações elétricas básicas. Isso muitas vezes pode ser a forma mais barata de obter um sistema de iluminação com design profissional sem a despesa extra de instalação de prateleira e ou equipamentos de iluminação.

Dosséis de madeira podem ser construídos para atender aos kits de iluminação se o tanque já não vier com um. Estas são caixas de madeira simples se sustentam em cima das bordas do tanque e muitas vezes têm uma abertura na frente ou uma alavanca que levanta para facilitar o acesso. Velames menores podem ser feitos para serem removidos do tanque completamente ao fazer manutenção. Se fizer o seu próprio dossel, considere a adição de um pequeno ventilador para expulsar a acumulação de calor provocada pela luz para evitar oscilações dramáticas na temperatura da água durante o ciclo de luz do dia.

Faça você mesmo

Peças de fixação individuais podem ser compradas para iluminar o aquário e atender suas necessidades específicas. As peças comuns que são necessárias incluir algum tipo de dispositivo de montagem, um cabo de alimentação, um lastro classificado para as lâmpadas podem ser utilizados, uma tomada e um refletor. Para as lâmpadas incandescentes não é necessário nenhum lastro.

É obrigatório ter bons refletores e são geralmente feitos com metais branco que auxiliam na reflexão ou polido em forma de parábola. Estes refletem a luz de forma uniforme em toda a superfície da água, eliminando manchas escuras, e refletem de volta a luz que emana do topo da lâmpada eliminando o desperdício de energia. O tamanho da copa é geralmente determinada pelo tamanho do tanque e o tamanho do refletor.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...