Faça você mesma um coque estiloso

Escrito por crystal p. smith | Traduzido por pina bastos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail

Coques para todas as estações - e razões

Faça você mesma um coque estiloso
Os coques são penteados fáceis para acompanhar qualquer estilo (Olga Ekaterincheva/iStock/Getty Images)

É a pura verdade. Você pode torná-lo muito pessoal... É um visual muito moderno, não importa quão elaborados sejam o vestido ou a maquiagem.

— Nicole Pearl, fundadora e editora do TheBeautyGirl.com

Aexpressão "coque estiloso" ("updo", em inglês) pode conjurar uma imagem de um penteado complicado que só um cabeleireiro pode criar. A maioria das pessoas não se dá conta de que alguns dos penteados mais fáceis, inclusive coques comuns e rabos de cavalo são, de fato, coques estilosos. Graças a sua versatilidade e sofisticação, em geral, estão no topo das listas de tendências das estações. O mais comum - e versátil - coque estiloso é um coque simples. Um rabo de cavalo é mais fácil de criar, mas mais difícil de usar em uma saída noturna. Com um pouco de prática, você pode fazer um coque rapidamente e manipulá-lo para todas as ocasiões. Também funciona para a maioria dos comprimentos e para todas as texturas de cabelo - pergunte às muitas celebridades que fizeram do visual um favorito no tapete vermelho. "É a pura verdade. Você pode torná-lo muito pessoal... É um visual muito moderno, não importa o quão elaborados sejam o vestido e a maquiagem," explica Nicole Pearl, fundadora e editora do site TheBeautyGirl.com.

Tipos de cabelo

A grande questão é fazer de um simples coque estiloso um visual, e não um penteado de todo dia, nota Pearl. Mas você tem sempre de levar em conta o comprimento e a textura do seu cabelo.

Cabelo comprido pode ser um problema ao se criar um coque. Se você tem cabelo grosso e longo, o peso dos fios pode fazer o coque se desmanchar quando colocado no meio da cabeça. Neste caso, tente um coque de bailarina, usado no topo da cabeça, ou um coque baixo ou de lado, para dar conta do peso.

Se você tem cabelo de comprimento médio, pode se candidatar a um coque situado no meio da cabeça ou perto da nuca. Um coque de bailarina fica melhor quando é cheio, ou seja, se o seu cabelo é mais para curto, talvez não tenha densidade para fazer o coque.

Cabelo cacheado em geral funciona bem para coques. Se o seu cabelo é muito cacheado, pense em relaxar um pouco o formato das ondas com o modelador de cachos antes de pentear, principalmente se você pretende adicionar volume na frente.

Cabelo fino é realmente maravilhoso para os coques, contanto que você use produtos modeladores. Não importa o comprimento ou a colocação do coque, quando você tem cabelo fino e sedoso, precisa controlar os fios que voam. Use uma mousse ou uma nuvem de fixador enquanto estiver se penteando e depois que você puxar o cabelo para cima para não deixar que o coque pareça desfeito, sem que você queira, no fim do dia.

O básico de como fazer

Um erro comum em relação aos coques estilosos é que para prendê-los melhor, seu cabelo não deve estar recém-lavado, mas Bronwen Melvin, cabeleireiro experiente e diretor de educação técnica na Bumble e Bumble, discorda.

"Na verdade, a preparação certa para um coque alto é lavar o cabelo. Se você fizer isso, estará começando com uma tela limpa e pode construir qualquer textura que desejar com os produtos certos", diz Melvin.

Para um coque liso, que pode ser ousado ou sofisticado, passe um gel ou uma pomada no cabelo úmido e depois escove as madeixas para trás com uma escova de cerdas duras, até que fiquem completamente macias. Prenda o cabelo num rabo de cavalo na altura desejada com um elástico de pano, não de borracha, para garantir que os fios não se soltem. Enrole as pontas do rabo de cavalo em volta do elástico e prenda-as com grampos. Tente grampos em espiral, que se parecem com grampos comuns enroscados, se o seu cabelo for muito comprido ou espesso.

Para criar um coque mais fofo e romântico, deixe o cabelo secar e depois adicione um modelador leve, como uma pomada ou um fixador para dar volume, se ele for liso. Para mais textura, Melvin sugere que você seque o cabelo usando as mãos para separar as mechas, em vez da escova. Uma vez seco, separe uma parte ou prenda os fios para trás com as mãos, deixando que as madeixas tenham um caimento natural. Depois prenda o resto em um rabo de cavalo com um elástico relativamente solto a uma altura elevada, média ou baixa. Enrole as pontas em volta do elástico - mas não muito apertado - e prenda-as com grampos.

Para um toque extra, encaracole as mechas que caem do coque ou coloque cachos soltos por toda a cabeça antes de juntar o cabelo para fazer o rabo de cavalo. Moças de cabelo encaracolado podem pular este passo, a menos que ele seja muito encaracolado. Nesse caso, deve-se aplicar um produto alisante antes de secar e usar um modelador de cachos para criar ondas antes de prender o rabo de cavalo.

Variações

O nó alto - uma variação do coque - é perfeito para cabelos de comprimento médio e encaracolados. É parecido com o coque de bailarina em termos de colocação, mas difere no fato de que as pontas ficam soltas. Para criá-lo, passe gel ou fixador pelo cabelo úmido para dar volume. Deixe-o secar ao ar, depois abaixe a cabeça, agarre um rabo de cavalo e comece a prendê-lo com elástico. Na último laço, deixe uma pequena porção das pontas dos fios presas no elástico, depois gire o nó, de modo que ele fique de lado.

Se você tem cabelo médio ou longo, tente adicionar tranças ao seu coque. Para uma frente lisa, puxe o cabelo num rabo de cavalo, depois trance ou torça o rabo de cavalo antes de enrolá-lo num coque. Esse penteado funciona com todo tipo de coque e cria mais interesse. Você pode fazer uma trança apertada enquanto seu cabelo está úmido ou uma trança solta com o cabelo seco. Dê o acabamento com fixador para manter o penteado.

Para ser ainda mais ousada, reparta o cabelo umedecido e passe um modelador por ele todo antes de fazer a escova no secador. Moças com cabelos encaracolados podem tanto deixar a textura encaracolada quanto alisar os cachos antes de começar. Puxe duas ou três mechas de cabelo seco de cada lado da cabeça. Trance cada mecha e depois combine as tranças em um rabo de cavalo baixo. Enrole o rabo de cavalo para criar um coque e depois prenda-o com grampos. Certifique-se de dar um acabamento com um fixador de cabelo flexível para evitar o frisado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível