Faça você mesmo: arco e flecha de bambu

Escrito por joshua wade | Traduzido por andre trapani possignolo
Faça você mesmo: arco e flecha de bambu

O bambu tem espessura uniforme, além da resistência ideal para um arco com ligações

Photos.com/Photos.com/Getty Images

O bambu é o material ideal para a construção de um arco com ligações simples devido à sua espessura uniforme, peso leve e flexibilidade. Esse tipo de arco utiliza um feixe de eixos vinculados para formar um arco comprido, resistente, fácil de carregar e barato de fazer. A construção do arco e flechas pode variar de acordo com o material que será usado, devido ao fato de as setas compradas, eixos e cordas profissionais possuírem diferentes métodos de ligação. Contudo, essas diretrizes devem dar uma ideia de como atar e de que materiais procurar para seu arco caseiro.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Três tamanhos diferentes de bambu maduro
  • Seis ou mais cordames de tamanhos variados
  • Fita adesiva (opcional)
  • 1 cordame comprido
  • Cavilhas de madeira
  • Pequena serra para metais (cegueta ou serra tico-tico)
  • Setas
  • Penas
  • Adesivo, fita ou cordames finos

Lista completaMinimizar

Instruções

    Construindo o arco

  1. 1

    O arco deve ser 20% maior que duas vezes a distância máxima entre o arco e a corda quando completamente puxada. Arcos mais longos são mais eficientes, duráveis e precisos. Ao escolher os pedaços de bambu, certifique-se de pegar um comprido, um médio e um curto, com cerca de metade do tamanho do maior.

  2. 2

    Fixe os pedaços menores ao meio do maior, prendendo cada uma de suas pontas com cordames. Se necessário, prenda o feixe inteiro com o tanto de cordame que for preciso. Em alguns casos, o arco precisará ser todo amarrado ou até preso com fita adesiva para garantir que cada feixe de bambu permaneça em seu lugar.

  3. 3

    Prenda o pedaço grande de cordame nas pontas do feixe usando um nó para madeira ou qualquer outro nó que não soltará, apesar de ser fácil de remover para quando o arco for ser guardado. O cordame pode ser de qualquer material ou até mesmo de vários fios torcidos juntos. Qualquer que seja o material, a corda do arco deve ter uma deformação de quatro a cinco vezes a força exercida pela corda esticada.

  4. 4

    Certifique-se de que a corda do arco tenha o comprimento adequado. Ela deve ser longa o suficiente para que o espaço entre o arco e a corda forme um “fistmele”, a distância entre a ponta do dedão e o final do punho quando se faz um “joia” (cerca de 18 cm).

  5. 5

    Prenda um elástico com ganchos nas pontas da corda do arco. Passe-o até o topo do maior bambu, prendendo-o firmemente ao feixe. O arco ficará dobrado e tensionado. O método a ser usado para tencionar o arco pode variar dependendo de sua resistência, comprimento e do tipo de bambu usado.

    Fazendo as flechas

  1. 1

    Escolha a madeira apropriada, flechas podem ser feitas de cavilhas de madeira ou de madeiras arredondadas feitas exclusivamente para este fim. Como alternativa, galhos podem ser transformados em flechas já que várias plantas possuem eixos retos, o que as tornam boas para isto. As fibras da madeira devem ser paralelas ao eixo para que a flecha não quebre quando atingir seu alvo.

  2. 2

    Usando a serra para metal, faça um corte vertical na ponta do eixo para fixá-lo na corda. Ele deve ser fundo apenas o suficiente para acomodar a corda e largo apenas o suficiente para segurá-la suavemente.

  3. 3

    Faça um corte na outra ponta da flecha para prender a seta, o corte depende do tipo de seta a ser usado. Diferentes tipos de setas comercializadas possuem métodos específicos para prender. Setas feitas à mão a partir de pedaços de metal trabalhados ou outros materiais podem ser simplesmente inseridas e coladas no corte, presas com fita adesiva ou com cordames finos ou presas ao eixo da flecha de outra forma.

  4. 4

    Ligue rêmiges ou penas à ponta oposta das flechas usando adesivo ou fita, dependendo do material. Rêmiges profissionais podem ser feitos de plástico, penas ou até de fita adesiva. A configuração típica é de três aletas afuniladas em direção ao arco, distribuídas pela base do eixo, igualmente espaçadas, em um padrão estrelar. O material deve ser firme, mas não muito, pois os rêmiges precisam se dobrar para não ficarem no caminho ao fazerem contato com a mão ou com o arco.

  5. 5

    Prenda todas as áreas da flecha com fita isolante ou cordames finos, principalmente onde as setas se encontram com o eixo, nos rêmiges e no corte em que se encaixa a corda, para garantir que a flecha não rache.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media