Faça você mesmo: bicicleta elétrica

Escrito por rich bergeron | Traduzido por gildo santana
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Faça você mesmo: bicicleta elétrica
Você pode ser ecologicamente correto e economizar dinheiro ao mesmo tempo (Thomas Northcut/Digital Vision/Getty Images)

Há muitas formas de modificar uma bicicleta comum ou mountain bike para que ela se movimente sozinha com energia elétrica de uma bateria. Você pode ser ecologicamente correto e economizar dinheiro ao mesmo tempo, pois o custo de recarregar a bateria é menor do que encher o tanque hoje em dia.

Outras pessoas estão lendo

Compre um Kit ou crie o seu próprio

A maioria dos kits de conversão para transformar sua bicicleta comum em um veículo automotor custam mais de US$ 300,00 (aproximadamente R$ 685,00). Faça uma busca no Google por "kits de conversão de bicicleta elétrica" para encontrar informações sobre as empresas que fornecem esses kits. Se você for um Professor Pardal super engenhoso, é possível criar seu próprio kit. O custo de fazer isso sozinho depende do que você já tem disponível para usar em seu projeto, mas certamente será muito menor do que comprar uma bicicleta elétrica completa ou kit de conversão. Você pode precisar ir a uma loja de ferramentas e materiais elétricos para obter alguns componentes, como cabos e algum tipo de chave e/ou console para monitorar velocidade e carga restante. Provavelmente você encontrará a maioria dos outros ingredientes em sua garagem ou no entulho, se tiver sorte.

Escolha sua fonte de energia

A maioria dos kits usa um motor sem escovas e baterias de lítio de alto desempenho. Você pode usar um motor de esteira usado ou simular o modo de operação de uma cadeira de rodas elétrica. Alguns sistemas até mesmo maximizam a eficiência ao permitirem que você recarregue a bateria pedalando.

Apenas lembre-se de que a legislação brasileira permite velocidade máxima de 50 km/h, potência máxima de 4 KW e peso máximo (com o condutor) de 140 Kg.

Monte sua bicicleta dos sonhos

Se você realmente quer fazer sua criação, deve ter em mente que o melhor método é colocar a tração na roda dianteira ou traseira em vez do sistema de pedal. Você terá que criar um sistema de motor com controles simples que permitam aumentar e diminuir a velocidade, e os freios da bicicleta devem ser de alto nível e potentes o bastante para parar a bicicleta até mesmo na velocidade máxima. Os componentes mais básicos que você precisará são um motor apropriado, uma chave para ligar, desligar e controlar a velocidade, cabeamento adequado e bateria recarregável. Baterias de ferramentas elétricas ligadas em série são perfeitas, mas qualquer tipo de bateria funcionará. Um monitor de carga também pode ser uma boa ideia, pois você poderá saber quando sua bateria estiver se esgotando. Para se certificar de que seu plano de modificação funcionará corretamente, você deve pesquisar. A não ser que você seja um engenheiro ou um especialista nesse tipo de equipamento, provavelmente precisará de orientações básicas e exemplos bem sucedidos para se inspirar. Procure por livros sobre o assunto ou busque na Internet sobre planos passo-a-passo. Você se surpreenderá com a quantidade de métodos diferentes que podem ser utilizados para substituir propulsão humana com um motor elétrico eficiente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível