Faça você mesmo: Cabine de jato de areia

Escrito por richard rowe | Traduzido por thomas m. do n. ghadban
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Faça você mesmo: Cabine de jato de areia
É fácil fazer uma cabine para jato de areia, além de ajudar a manter sua saúde. (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

De todas as formas de tirar tinta e ferrugem de superfícies, algumas são mais populares ou menos complicadas que jatos manuais (areia, casca de noz, bicarbonato de sódio, plástico, hematita). Jateamento químico ou de areia irá lhe custar menos inicialmente, mas os gastos com a mão de obra e o tempo para fazer isso, tirando o preço das consultas médicas que devem ser feitas por queimaduras com elementos químicos, irritação nos olhos e câncer na pele e pulmões. Não há dúvidas que o jateamento é a ferramenta de escolha para verdadeiros "jateadores". Uma cabine de jato de areia feita por você pode ajudar muito.

Outras pessoas estão lendo

Construção básica

Mesmo que uma cabine de jateamento pareça mais que uma caixa com dois buracos para luvas e uma janela, na verdade é um pouco mais complicada. Entre os componentes básicos, estão:

1) A caixa, janela e luvas; 2) Uma entrada de ar e um sistema de exaustão para reduzir a poeira; 3) Um reservatório para pegar os restos do jato, uma peneira para o reservatório, e um alimentador; 4) O compressor de ar, linhas, acessórios de jateamento, pistola de sopro e tubo sifão; 5) Sistema de iluminação para você ver o que está fazendo.

Construindo a caixa

A cabine de jateamento em si pode ser feita no tamanho que for necessário, mas lembre-se de que você só pode jatear o que você alcançar. Corte um buraco para o par de luvas na sua janela a cada mais ou menos 60 cm, e compre ou faça plugues para tapar os outros buracos. A cabine pode ser feita de qualquer material: compensado, metal e madeira melamina são opções populares. Um bom par de luvas pode ser comprado por menos de R$70,00.

Instalando as janelas

Independente do material que você use para a janela (vidro, acrílico, polimetilmetacrilato, etc.), você irá precisar fazer ele removível. O aparelho que você usa para jatear fará um trabalho igualmente eficiente destruindo sua janela, então protegê-las com policarbonato é altamente recomendável. Repor o policarbonato é bem mais barato do que repor as janelas.

Cuidando do ar

Você precisará de um exaustor e uma porta interna para manter a poeira no mínimo. Ponha a porta interna em um canto superior da caixa, o exaustor do outro lado e um filtro em ambas as saídas.

Reservatório de cascalho

Você precisará de um reservatório de dois estágios; um debaixo da cabine para pegar cascalho usado e outro para alimentar a pistola. Uma ótima maneira é usar a parte de baixo da cabine como reservatório, e instalar uma portinhola na parte inferior dela com um filtro para tirar os restos direto para o alimentador. Você pode usar um alumínio de duas camadas para pegar a poeira, mas telas especializadas e comerciais são muito mais baratas e acessíveis.

Opções de iluminação

As opções de iluminação são praticamente ilimitadas, mas tente usar uma lâmpada fluorescente que seja do tamanho da porta da cabine e a proteja com um tubo de policarbonato. Tubos fluorescentes de tamanho total são fantásticos para prevenir sombras, que podem esconder imperfeições, lhe custando muito tempo em retoques.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível