on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Faça você mesmo: caiaque de fibra de vidro com espuma

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Há dois tipos básicos de caiaque: sit-in (a pessoa fica dentro) e sit-on (a pessoa fica sentada em cima). O caiaque sit-on é popular entre pescadores e mergulhadores pela facilidade de montagem e desmontagem da embarcação em águas profundas. Construir um caiaque pode ser complicado ou fácil, dependendo do projeto escolhido. O sit-on de isopor com fibra de vidro é um dos mais simples e consiste em um núcleo de isopor (espuma), coberto com diversas camadas de fibra de vidro. Pinte-o e tenha uma alternativa simples e rápida de navegar.

Instruções

É perfeitamente possível desenvolver um caiaque simples e prático (kayak image by Franc PodgorÅ¡ek from Fotolia.com)
  1. Corte o formato do casco no isopor com o serrote. Tenha paciência e o cuidado de deixar a parte superior plana. Mantenha as dimensões centrais básicas do isopor original para manter a estabilidade. Forme um recuo na parte superior do núcleo do isopor com uma faca. O recuo deve ser de 7,5 centímetros de profundidade e ter largura e comprimento suficientes para confortar as suas nádegas e pernas.

    Loading...
  2. Anexe o tecido de fibra de vidro ao núcleo de isopor com a pistola de grampos. Estique bem para evitar rugas. Cubra todo o núcleo com tecido. Coloque grampos a cada 15 cm para segurá-lo firmemente contra o isopor. Se necessário, corte o pano com a tesoura para remover rugas. Grampeie as bordas de cada corte ao núcleo.

  3. Cubra o tecido de fibra de vidro com epóxi, usando a espátula. Aplique uma camada espessa sobre toda a embarcação. Coloque outra camada de tecido no epóxi molhado. Alise a resina que cobre o pano com sua espátula e deixe o epóxi secar completamente. Aplique uma segunda camada espessa e deixe secar. Alise a fibra de vidro em sua lixadeira orbital com a lixa pesada, fazendo um movimento circular para evitar ranhuras.

  4. Pulverize o caiaque com três demãos de tinta amarela, segurando a lata a vinte centímetros da superfície e disparando rajadas curtas, enquanto move a lata em um movimento lado a lado. Permita que cada camada de tinta seque completamente antes de aplicar a próxima. Lixe levemente cada camada à mão com lixa de grão extra fino, antes da próxima aplicação para dar brilho.

  5. Aplique uma fina camada de epóxi ao caiaque com sua espátula. Permita que ele seque e lixe levemente com a lixadeira. Pinte o caiaque com três demãos de tinta amarela, permitindo que cada uma seque completamente antes da próxima aplicação. Lixe levemente cada camada de tinta à mão, usando a lixa fina em um movimento circular. Ponha o caiaque na água, sente e experimente.

Loading...

Dicas

  • Fechar um núcleo de espuma com fibra de vidro lhe dará uma embarcação que não afunda. Mesmo que se quebre em vários pedaços, ele irá se tornar um dispositivo de flutuação de emergência que poderia salvar sua vida.

O que você precisa

  • Isopor, 2,7 m x 0,9 m x 0,6 cm
  • Serrote com lâmina de dentes finos
  • Faca
  • Tecido de fibra de vidro
  • Pistola de grampos, com grampos de 1,5 cm
  • Tesoura
  • Fibra de vidro epóxi
  • Espátula de 2,5 cm
  • Lixadeira orbital, lixa de grão pesado pesado
  • Tinta spray amarela
  • Lixa, grão extra fino

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...