Faça você mesmo: cimento dental

Escrito por lisa sefcik | Traduzido por ale grassi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Faça você mesmo: cimento dental
Sem a peça, a área desprotegida pode provocar dor (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Infelizmente, capas ou coroas dentárias não duram para sempre. A faculdade de odontologia da Universidade de Columbia afirma que estas peças que cobrem dentes danificados geralmente duram sete anos, embora algumas podem perdurar por até 40. Se o sua peça ficar frouxa e cair, a primeira coisa que vai querer fazer é agendar uma consulta com seu dentista. E, de preferência, para o dia seguinte.

Outras pessoas estão lendo

Quebra-galho

Sem a peça, a área desprotegida pode provocar dor devido à exposição ao ar, temperatura e pressão. A solução temporária é colocar a capa de volta no dente usando cimento endodôntico. Lembre-se de que, por não ser uma solução permanente, não deve substituir os serviços do seu dentista. Mantê-la em seu lugar é apenas uma maneira de se reduzir o desconforto caso ela caia em um momento inoportuno, como à noite ou no fim de semana.

Antes de tentar colocá-la sobre o dente, certifique-se de limpá-lo bem. Resíduos de cimento e outros detritos podem ser retirados cuidadosamente com um palito de dentes e a área pode ser limpa com um cotonete. Uma vez que a peça esteja limpa e seca, ela pode ser temporariamente colocada de volta em seu dente.

A coisa certa

A faculdade de odontologia da Universidade de Columbia afirma que o cimento endodôntico, que pode ser encontrado em farmácias, é uma maneira correta de colar temporariamente a peça solta de seu dente enquanto você aguarda sua visita ao dentista. Endofill e AH Plus são duas marcas que se pode encontrar nas prateleiras. Existem também cimentos em pó que podem ser misturados com água antes de usar.

As fórmulas prontas devem ser aplicadas na parte inferior da peça bem seca e, em seguida, colocada sobre a área úmida do dente. Caso morda com firmeza e perceba que a peça não encaixou-se direito, seu posicionamento pode estar errado. Retire-a e tente colocá-la novamente até que se sinta confortável. Enxágue a boca para remover o excesso alguns minutos depois. Normalmente levam de uma a três horas para endurecerem, por isso, é melhor evitar comer até que seque completamente.

Caso não encontre o cimento em farmácias locais, outras opções incluem adesivos ou vaselina, observa a faculdade de odontologia da Universidade de Columbia. Mas independente do que faça, nunca use colas de uso doméstico, tais como as de borracha ou super-colas. São inadequadas para se colocar na boca e também podem danificar o dente e a peça.

Outras opções

O uso de cimento para colar a sua peça até que você consulte o dentista pode ser desnecessário. Especialistas afirmam que é possível aplicar óleo de cravo no dente exposto ou cimento logo antes da consulta para proteger a cavidade caso sinta desconforto. Caso adote esta opção, certifique-se de manter sua peça em um lugar seguro, como em um saco plástico, para que possa levá-la ao seu dentista com segurança. E se o dente apresentar uma cárie pequena, é possível usar a mesma peça ao invés de fabricar uma nova.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível