×
Loading ...

Faça você mesmo: Construção de uma "parrilla"

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A parrilla é uma churrasqueira de tijolos ao ar livre comum na Argentina e em outros países. Ela apresenta atributos pouco comuns, como uma grelha inclinada e ajustável, a opção de grelha lateral e uma chaminé inclinada para dentro e coberta. Construir a sua própria requer certas habilidades para nivelar e colocar os tijolos corretamente; algumas partes podem ser criadas montando molduras e despejando concreto.

Instruções

As parrillas são feitas para cozinhar grandes quantidades de carne de uma vez (meat on grill image by blaine stiger from Fotolia.com)
  1. Limpe e nivele uma área de 1,8 m por 90 cm ao ar livre para a construção. Coloque a primeira camada de tijolos ou blocos de concreto para formar a base e prenda cada peça às adjacentes com argamassa. A base deve ficar com 1,6 m por 70 cm.

    Loading...
  2. Adicione uma fileira de tijolos às laterais e à parte posterior da base e fixe com argamassa. Construa cada fileira sobre a anterior, intercalando as bordas, até chegar aos 60 cm de altura.

  3. Construa uma moldura de madeira com uma base de compensado de 2,5 cm por 15 cm. Monte-a com parafusos e uma furadeira elétrica. A moldura deve ficar com 2,25 m de comprimento e 90 cm de largura. Coloque-a sobre a parrilla deixando uma borda alinhada à lateral da estrutura. Do outro lado, você obterá um espaço para a bancada.

  4. Trace a forma da parrilla na parte inferior da moldura. Remova a moldura, vire-a e corte a forma traçada com uma serra, deixando 3 mm de espaço. Coloque a moldura na parrilla novamente. Alinhe o buraco com a camada superior de tijolos e verifique se a moldura está nivelada. Se não estiver, ajuste-a.

  5. Prepare, despeje e uniformize o concreto na moldura. Deixe secar completamente. Desmonte e remova a moldura. Construa outra camada de concreto como se continuasse a partir da fileira abaixo. Construa uma camada de tijolos refratários para cobrir o concreto e criar uma base para a lareira. Eles ficarão dentro da linha exterior de tijolos comuns. Continue construindo a linha exterior até atingir uma altura de 85 cm sobre a laje de concreto. Coloque tijolos refratários para revestir o interior da parrilla. Crie uma fileira também na extremidade, pela borda inferior frontal da lareira delinear o orifício para o fogo.

  6. Construa uma moldura que atravesse a brecha da parte frontal da parrilla. Isso permitirá fazer a parte superior frontal. Coloque uma camada final de tijolos ao redor da parrilla para formar uma caixa na parte superior.

  7. Construa uma moldura piramidal de compensado que caiba na parte superior da parrilla para suportar a chaminé. Coloque os tijolos da chaminé sobre ela. Você trabalhará em camadas e cada uma terá menos tijolos do que a inferior. A altura da parte angular da chaminé deve ser de cerca de 40 cm.

  8. Desmonte e remova as molduras de madeira dentro da lareira e da chaminé. Empilhe tijolos sobre a chaminé até uma altura adicional de 60 cm e construa mais duas camadas só nas laterais. Dobre uma lâmina metálica em forma de teto para colocar sobre a chaminé e fixe com parafusos para alvenaria.

  9. Coloque a grelha na lareira, do lado esquerdo. Prenda a borda frontal aos tijolos da borda da lareira. Coloque duas polias na parte posterior da lareira, da mesma largura da grelha, usando parafusos autoatarraxantes. Coloque duas manivelas na parte frontal superior da lareira, diretamente sobre as bordas exteriores da grelha, e coloque um cabo de cada lado conectando-as.

Loading...

O que você precisa

  • Tijolos ou blocos de concreto
  • Argamassa
  • Nivelador
  • Tijolos refratários
  • Ferramentas de alvenaria
  • Madeira
  • Parafusos
  • Furadeira elétrica
  • Serra
  • Placa de metal
  • Grelha
  • Manivela
  • Cabo
  • Polias
  • Parafusos para alvenaria autoatarraxantes

Referências

Loading ...
Loading ...