Mais
×

Faça você mesmo: converta o vão do telhado em um quarto

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Encontrar espaço extra em sua casa pode ser difícil. Aqueles que tiverem um quarto extra sobre a casa ou em um anexo no quintal podem se considerar pessoas de sorte. Converter o vão entre o teto e a telhado da casa em um novo ambiente não é muito difícil e pode agregar valor a sua propriedade se você planeja vender no futuro. Pense nele como um lugar para ler, estudar ou refletir. Você pode até transformá-lo em uma fonte de renda. As possibilidades são fantásticas.

rte. Converter o vão entre o teto e a telhado da casa em um novo ambiente não é muito difícil e pode agregar valor a sua propriedade se você planeja vender no futuro (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Permissão para construir

Para converter o vão em um novo ambiente geralmente não é necessário pedir permissão para realizar a obra, desde que ela atenda a algumas especificações. O volume da casa não pode ser ampliado, o que significa que ela não vai ficar maior com a criação do novo ambiente. Você não pode construir nada sobre o telhado, como uma mansarda por exemplo. Certifique-se que a casa não foi tombada como patrimônio histórico e se foi, é necessário pedir uma inspeção do Instituto do Patrimônio Histórico antes do trabalho começar. Para não ter problema, confira com a prefeitura se é necessário obter um alvará.

Estrutura do telhado

Antes de decidir construir, você precisa se certificar de que o vão abaixo do telhado tem espaço suficiente para fazer a conversão. Meça-o do ponto mais alto até o chão. Se medir menos de 2,30 m, não há espaço suficiente. Verifique se o estrutura do teto poderá ser utilizada como piso do novo ambiente, em caso negativo, você precisará reforçá-la. No caso da casa ter forro de madeira, será necessário construir uma laje e no caso de já haver uma laje de concreto, a conversão é mais fácil.

Escadaria

Você deve encontrar espaço para construir uma escada completamente funcional e firme para seu novo quarto. Se for usar o novo quarto para fins comerciais, deverá construir uma escadaria e não poderá continuar usando a escada de acesso pré-existente, pois ela não é considerada adequada pela maioria das leis. Se o ambiente for para uso pessoal, construir a escadaria é aconselhável, mas não obrigatório. Verifique as leis específicas para sua área na prefeitura.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article